Por que utilizar o inbound marketing em restaurantes?
O mercado gastronômico é um mercado de alta competitividade, com alta dificuldade de manutenção e que conta com diversas mudanças ao longo do tempo.
Poucos restaurantes sobrevivem a seus primeiros 3 anos, e as rápidas mudanças de hábitos que os consumidores alcançam em pouco tempo é de grande ameaça para restaurantes e estabelecimentos gastronômicos que querem se manter.
Por isso, é importante que donos de restaurante e seus gestores tenham uma excelente administração e saibam gerenciar o marketing de suas empresas, diferenciando-se no mercado e aproveitando as novas tecnologias ao seu favor.
Hoje, os consumidores são muito mais informados e, consequentemente, mais exigentes com aquilo que consomem e adquirem. As tendências gastronômicas para 2020 apontam uma visão holística do processo de alimentação, abrindo portas para novos pontos de contato com os consumidores e novas necessidades de relacionamento.
Com tudo isso, faz-se necessário que os gestores gastronômicos se preocupem com etapas de consumo, além da preparação dos pratos e garantia da qualidade. Os consumidores querem saber sobre as empresas, de onde vem e para onde vai aquilo que eles estão consumindo.
Sendo assim, o inbound marketing para restaurantes torna-se uma ferramenta interessante e bem-vinda nos planejamentos de marketing dos restaurantes, pois é uma boa forma de atrair e fidelizar consumidores.
5 estratégias de inbound marketing para restaurantes
1. Presença
Antes de começarmos a trabalhar o inbound marketing, devemos ter os pontos de contato para que os clientes nos conheçam.
Isso quer dizer que a criação de um website e de redes sociais é importante no início dessa estratégia. Dizem que negócios que não estão na internet não existem.
Um site é fundamental para começar sua presença online, pois é lugar no qual você colocará informações de contato, funcionamento, cardápio, localização, entre outros elementos que agregam na hora de divulgar seu restaurante.
São nas redes sociais que todos estão presentes e são nelas que ocorre também um ponto de contato. Ter dados básicos, como localização, funcionamento e cardápio, é importante, mas o mais importante é saber como trabalhar essas redes.
Mantenha publicações regulares e interaja com as pessoas que comentarem, curtirem e compartilharem.
Não sabe o que publicar? Comida é algo extremamente visual. O ser humano tem a tendência de “comer com os olhos”. Com isso, você já pode imaginar que fotos de pratos, de preparação e de clientes felizes e satisfeitos (com a devida permissão) são uma ótima forma de divulgação.
Outros exemplos do que publicar nas redes sociais:
- Para quem é cliente, promoções como “compartilhe e ganhe desconto”, por exemplo, são uma ótima forma de aumentar os seguidores;
- Estimule o check-in de clientes;
- Estimule o review de clientes;
- Crie uma hashtag do seu restaurante, assim, fotos de clientes ficarão disponíveis e fáceis de serem encontradas e visualizadas;
- Reposte material de clientes.
2. Crie sua autoridade
Agora que temos pontos de contato, damos o próximo passo no inbound marketing para restaurantes: a criação de conteúdo.
Com o conteúdo, você consegue atrair, engajar e fidelizar pessoas. Apresente conteúdos que sejam relevantes para seu público e para seu estabelecimento.
E, como conteúdo, podemos considerar: fotos, vídeos, artigos, podcasts, notícias, e-books, ou qualquer coisa que agregue verdadeiramente, com qualidade, a vida das pessoas que estão entrando em contato com esse material.
Você tem um bar esportivo? Fale de esportes: sobre o último jogo de beisebol que teve no Japão, do jogo de hockey que teve nos EUA, sobre o jogo de futebol que ocorreu no final de semana.
Tem uma cantina italiana? Fale de cultura italiana, da Itália, de vinho, da preparação das receitas.
Hoje em dia, as pessoas se preocupam muito com o que elas consomem, então, falar sobre o preparo da comida, as etapas que ela tem até chegar no prato, o requinte dos ingredientes, a história do estabelecimento, entre outras coisas, são ótimas fontes de conteúdo.
E todo conteúdo é uma ótima forma de criar iscas. Falaremos disso a seguir.
3. Crie iscas
Agora, vamos para mais uma etapa do inbound marketing para restaurantes: a coleta dos leads.
Leads nada mais são que dados de contato coletados, consensualmente, das pessoas, podendo ser nome, e-mail, telefone, endereço, entre outras informações.
Esses dados são extremamente importantes por dois motivos: 1. eles são a forma mais direta de entrar em contato com as pessoas; e 2. são dados voluntariamente. Se isso ocorre, é porque querem algo em troca de você e querem saber sobre você.
Caixinhas de “newsletter” são uma forma de coletar leads. Em troca do e-mail, você manda notícias para essa pessoa diretamente em sua caixa de e-mail. Porém, não é a forma mais efetiva.
Como foi comentado mais acima, esse lead é obtido se algo for dado em troca. Em muitos casos, coleta-se leads em troca de um e-book, por exemplo.
Se você conferir nossa seção de materiais, poderá ver que todos os e-books podem ser baixados em troca do seu e-mail. Simples, né?
Isso é o que chamamos de isca: e-books, infográficos, tabelas, quadros, material para imprimir, entre outras coisas podem ser utilizadas para isso.
Você pode oferecer um livro de receitas digital, um guia de cultura, guia de apostas, entre outros materiais.
4. Nutra seus leads
Você tem seu site, atualiza seu blog todo dia, coleta os e-mails dos seus visitantes, e agora?
Agora que você conseguiu a parte mais difícil, que é conseguir os leads, e criou sua base, você não pode, simplesmente, sumir da vida dessas pessoas. Você deve marcar presença.
Costuma participar de eventos? Fale para sua base onde e quando você vai estar.
Teve um visitante ilustre? Conte para todos.
Lançou um segundo e-book? Compartilhe a eles também.
Aqui a criatividade toma conta. Porém, é importante que você tenha atenção e cuidado para não encher muito o saco do seu lead com e-mails a toda hora ou todo dia. Imagine-se na situação e reflita sobre qual a periodicidade legal para enviar informações a seus clientes. A cada uma semana? A cada quinze dias? Isso depende muito da quantidade de conteúdo que você tem disponível para ser enviada. E, também, depende do que você vai enviar.
Se, por exemplo, você tiver uma promoção de delivery grátis no horário de almoço, por que não mandar essa promoção para sua base no horário de almoço? Assim, você pegará essa pessoa no impulso.
Com isso, você, além de criar um relacionamento com seus clientes, marca presença na vida deles, criando confiança e não os deixando esquecer de sua existência.
Alguns exemplos de material que você pode enviar por e-mail:
- Programa de fidelidade;
- Pesquisas de opinião;
- Falar sobre produtos;
- Falar sobre preparos;
- Falar sobre fornecedores;
- Falar sobre eventos;
- Falar sobre visitantes ilustres.
5. Utilize ferramentas próprias para inbound marketing
Existem diversas ferramentas para esse fim, mas a que mais indicamos é o RD Station.
Com o RD Station, é possível fazer muito mais do que somente coletar leads e enviar e-mails. Você pode facilitar sua vida com árvores automatizadas de e-mail. Pode programar, por exemplo, para que toda vez que alguém baixe um e-book X, receba um e-mail Y automático.
Além disso, você pode contar, também, com opções de segmentação avançada, por exemplo: a pessoa baixou um e-book sobre massas, então ela receberá outro e-mail sobre vinhos para harmonizar com massas, e não com carnes.
Isso economiza muito tempo, muito mesmo.
Com uma ferramenta especial de inbound marketing para restaurantes, você pode fazer todo um acompanhamento e avaliação de seus leads, sem contar que você pode saber exatamente quem baixou seus e-books e visitou suas páginas. Ou, até mesmo, saber de onde vem as pessoas que baixaram seus materiais.
Isso possibilita ideias muito legais na hora de realizar ações com seus clientes.
Sem contar com a possibilidade de criação de landing pages (as páginas que coletamos os leads), diagramação de e-mails, formulários e muitas outras ferramentas que só uma plataforma de inbound marketing, como o RD Station, pode oferecer.
6. Se as coisas estiverem difíceis, contrate uma agência
A efetividade da estratégia de inbound marketing para restaurantes depende muito do tempo, da experiência e da dedicação de quem está executando.
A rotina de quem realiza uma estratégia de inbound marketing é atarefada, e nem sempre você ou um funcionário terá tempo e/ou conhecimento para realizá-la. Existem diversas outras tarefas no dia a dia que são igualmente importantes. Para isso, pode ser preciso uma agência de inbound marketing.
Nós, da Consultoria Digital, somos especialistas em inbound marketing e contamos com ferramentas, experiências e conhecimentos necessários para cuidar de todas as etapas de inbound marketing para você, e te deixar tranquilo para resolver outros assuntos importantes no gerenciamento de seu restaurante.
Somos parceiros do RD Station, então contamos com treinamentos exclusivos e extenso conhecimento acerca da plataforma para tirar o máximo proveito, maximizando os resultados.
Precisando de uma consultoria, de materiais para sua estratégia, ou até mesmo de alguém que implemente o inbound marketing em seu restaurante, entre em contato conosco! Nossos especialistas estão à disposição para fazer sua empresa vender mais.
Acesse: Guia de inbound marketing da Consultoria Digital