Estratégias para utilizar em suas ações de Marketing Digital
As palavras-chave “imóvel”, “casa”, “construtora”, “apartamento” e outras relacionadas somam mais de 100 mil buscas mensais de usuários brasileiros.
A concorrência é acirrada, e a entrega de um conteúdo diferenciado e de qualidade se torna essencial para quem quer conquistar uma posição de destaque e ficar nas primeiras posições.
Antes de mais nada, temos que ter em mente que uma estratégia para construtoras é diferente de uma estratégia para imobiliárias. Os consumidores são diferentes, com diferentes momentos de compra e comportamentos totalmente distintos. Por isso, atente-se em qualificar seu negócio da forma correta antes de dar os primeiros passos.
Você já usa a tecnologia da automação e do Inbound Marketing em sua construtora? Se não, vale a pena acompanhar o post, temos certeza de que você vai descobrir novas formas de relacionamento por e-mail, aumentando seu engajamento com os consumidores.
Estratégias de Inbound Marketing para Construtoras
Você sabe o que é Inbound Marketing e o básico para começá-lo? Se a resposta for não, recomendamos o e-book abaixo antes de seguir com a leitura deste post:
As ações de e-mail marketing, quando bem planejadas e realizadas de uma forma estratégica, geralmente trazem bons resultados para o setor imobiliário.
O público para construtoras, diferente do público de imobiliária, é mais segmentado e menor. Subindo a régua do relacionamento, tornando-o mais simples, mas ainda assim requer estratégia.
Separamos algumas estratégias simples, mas certeiras, para se relacionar com seus consumidores.
1. Aproveite a base que você já tem. Reative quem já comprou com você.
Estratégias de pós-venda fazem parte da metodologia do Inbound Marketing, portanto, aproveitar a base que você já tem, que já comprou com você, é um dos grandes passos a se tomar no relacionamento com clientes.
A utilização dessa base traz benefícios: você não gastará tempo, nem dinheiro, para captar esse lead, pois ele já é seu. Agora, o próximo passo é fazer com que ele se lembre de você e se interesse por outros produtos que você pode oferecer.
Em um empreendimento comprado na planta, você pode enviar um e-mail logo após a compra: agradeça a preferência e mostre-se à disposição para o cliente.
Atente-se nesse momento para mandar um e-mail mais personalizado possível. Seja transparente, informe a seu cliente mês a mês sobre o andamento da obra. Isso gera expectativas e quebra o ciclo do e-mail com boleto sendo enviado todo mês.
Mesmo que a entrega demore algum tempo ainda, você pode continuar se relacionando com os clientes.
Outra opção é mostrar quem está com a mão na massa na construção. Isso humaniza a marca, valoriza a cadeia de produção e mostra acolhimento para o cliente.
Em situações em que o cliente já fez uma compra, você pode reativá-lo. A vida das pessoas muda constantemente, temos altos e baixos e situações que nos faz cogitar a troca de casa e a compra de um imóvel.
Para essas pessoas, vale separar quem já comprou com você há algum tempo e já teve seu imóvel entregue (4, 5 ou 6 anos). Envie um e-mail perguntando como está sua satisfação, se precisa se mudar novamente e aproveite para ofertar novos produtos nesta mensagem.
2. Seu público não é somente quem mora, há os investidores
No Inbound Marketing para construtoras, temos que levar em consideração os diversos públicos que fazem movimentação em nosso negócio.
Um deles, que geralmente é esquecido pelas incorporadoras, são os investidores: quem compra o imóvel na planta para revender ou alugar.
Esse público é o que está em constante interação com o mercado, e é uma ótima oportunidade mandar um e-mail com lançamentos. Mas pense sempre no quesito rentabilidade, eles fazem a compra do imóvel ser um negócio, portanto precisam ver vantagem nisso.
Informações que você pode adicionar em seu e-mail são: público dos empreendimentos, localização, planos, pesquisa de mercado e outras informações que sejam relevantes para esse tipo de consumidor.
3. Capte sempre novos leads e nutra-os
Se a pessoa chegou até você, ela, de alguma forma, está interessada no que você tem a oferecer ou naquele produto que ela se interessou em avaliar. Por isso, é interessante captar o lead no momento do interesse e, assim, nutri-lo com informações e conteúdos relevantes sobre o produto em questão.
Crie uma landing page ofertando mais informações ou, até mesmo, uma promoção. Lembre-se de que temos dois possíveis públicos, e a comunicação para cada um é diferente, portanto, é importante fazer duas ou mais landing pages com comunicações distintas já que o foco de cada um é diferente.
Nesse momento, é uma boa oportunidade criar um fluxo automático com conteúdos novamente, segmentando para cada tipo de consumidor.
4. Relacione-se com os corretores
Os empreendimentos contam com diversos pontos de contato e vendedores diferentes. Por isso, a cadeia de quem vende seus produtos também é um público possível de ser trabalhado.
Relacionar-se com os corretores é uma forma de auxiliar na venda. Tenha em mãos uma lista de e-mail com os corretores que podem vender seu produto e muna-os com informações relevantes sobre seu produto, argumentos de venda e demais materiais que os auxiliem a vender e a argumentar com os consumidores.
Lembre-se sempre de personalizar o conteúdo de acordo com o perfil de cada pessoa para que vejam valor nesse relacionamento.
5. Tenha alguém dedicado em planejar, executar e mensurar sua estratégia de Inbound Marketing para construtora
O Inbound Marketing não é uma estratégia rápida, nem fácil. Por isso, é necessário ter em mãos, pelo menos, um especialista dedicado para essa área da empresa, para que tudo seja realizado e otimizado em tempo hábil.
Além dos e-mails que precisam ser criados, das listas de contato que precisam ser segmentadas, fluxos e landing pages que precisam tomar forma, é preciso investir em outras etapas do Inbound, como a atração: criação de conteúdo relevante em pontos de contato com os possíveis consumidores, manutenção e gerenciamento de redes sociais para estreitar relacionamentos, criação de conteúdos ricos para se tornarem iscas digitais.
Se for pensar bem, é necessário, pelo menos, uma equipe para que tudo funcione de forma coerente.
Nesse momento, você deve pensar se vale mais a pena a criação de uma equipe dentro da sua empresa, levando em consideração que é preciso contratar, treinar, manter e coordenar, ou, então, se é interessante a contratação de uma agência de Inbound Marketing para a realização dessas tarefas.
A Consultoria Digital é uma agência de Inbound Marketing, que também é parceira da Resultados Digitais. Somos especializados no planejamento, construção e mensuração de estratégias de Inbound Marketing em todas as etapas do funil.
Se precisar de uma consultoria em Inbound Marketing para construtoras, entre em contato!