Inbound Marketing para Advogados

Sumário

Como prospectar e fidelizar clientes com o Inbound Marketing

A advocacia é uma profissão que já existe há muito, muito tempo. Não é de hoje que temos sistemas jurídicos, leis, contratos e demais elementos que compõem as multidisciplinaridades dessa profissão.

A história do direito, portanto, conta com diversas inovações, alterações, transformações, e ainda assim, advogar é uma tradição.

Hoje, em 2020, nos deparamos com uma grande movimentação nos negócios, inclusive em escritórios de advocacia, que não podem mais permanecer nas bases tradicionais do marketing e devem começar a se mexer em busca de prospect e novos clientes através das novas tecnologias, em especial a internet.

Os escritórios estão se modernizando e mexendo cada vez mais com novos termos e disciplinas que, antigamente, não eram uma preocupação. Está surgindo, assim, novas empresas de advocacia que focam em não só advogar, mas em também crescer e se tornar referência através dos computadores.

Qual é a estratégia que seu escritório adota hoje? A estratégia de Inbound Marketing para advogados pode ser uma ótima estratégia para conquistar e fidelizar clientes por meio do conteúdo, e não só da propaganda tradicional.

Estratégias de Inbound Marketing para advogados

Se você não conhece o Inbound Marketing, recomendamos começar lendo nosso e-book, que explica tu-di-nho sobre o assunto e vai te dar uma boa base para continuar neste artigo. Confira o e-book aqui:

 

Retomando o assunto do e-book, a forma de criar autoridade para advogados e para a área jurídica é por meio de artigos. Com eles, são demonstradas as expertises jurídicas de cada profissional.

1. Atração

Para a advocacia, é uma ótima forma de gerar credibilidade e autoridade para o profissional ou para o escritório, sem ferir as diretrizes do Código de Ética da OAB. Já que ela restringe táticas publicitárias intrusivas, e o Inbound Marketing só acontece se a pessoa der sua permissão para ser contatada.

Antes de definirmos o que fazer, cabe uma pergunta: quem você atende? Qual é sua área? Você atende a área trabalhista para pessoas físicas ou atende empresas? Você é da vara da família? Isso vai pautar todo o conteúdo que você vai criar.

Algo que pode ser feito através de:

  • Artigos;
  • Informativos;
  • Textos; 
  • E-books;
  • Vídeos curtos.

Em artigos, pode-se falar sobre leis, decretos e demais elementos jurídicos que afetam a vida de sua persona diretamente. Pode-se falar sobre assuntos mais aprofundados, que fazem parte da sua disciplina, e que outros profissionais da sua área não costumam praticar ou abordar.

Outras ideias: publicar artigos jurídicos com temas que são aplicáveis ao cotidiano de sua persona, como ações trabalhistas, pagamento de pensão, previdência, prevenção de conflitos, assédio moral e informações para melhorias nas tomadas de decisões.

Artigos de opinião são uma ótima forma de fazer as pessoas pensarem e atraí-las com suas posições políticas. Mas, para isso, atente-se que opiniões não agradam sempre a todos.

Em informativos, você pode divulgar, através de e-mails curtos, acontecimentos que afetam diretamente a vida de sua persona, como aprovação de leis, acontecimentos no setor judiciário, ou avisos de datas limites próximas (como declaração do imposto de renda, por exemplo). Aqui o objetivo é informar.

Textos: qualquer conteúdo pode ser transformado em texto. Aproveite demais conteúdos que você criar em vídeo, por exemplo, para movimentar suas criações e ter adições interessantes para sua estratégia.

Vale novamente o levantamento: quais são as principais dúvidas para seus clientes chegarem até você? Quais você acredita que eles têm? 

Nessa hora, você deve se basear bastante nessas dúvidas e tirar o máximo proveito para saná-las.

Quando as pessoas estão com dúvidas, elas pesquisam na internet, e a contratação de um escritório advocatício também está dentro de coisas que as pessoas pesquisam antes de comprar. 

Vídeos curtos: muitas pessoas preferem assistir a vídeos, por isso, o uso deles, aliados às redes sociais, é uma ótima opção.

Crie vídeos de até 30 segundos a 1 minuto dando dicas, informativos, opiniões e qualquer outra coisa que possa ser condensada, com qualidade, dentro desse tempo.

Interaja com seus seguidores, estimule-os a interagir também, isso é uma ótima forma de geração de conteúdo, pois você pode pegar os assuntos abordados e as questões/dúvidas para responder em vídeo e, assim, atender às dúvidas de mais pessoas.

Em e-books, você pode abordar assuntos em maior profundidade, ou então fazer um apanhado de conteúdos sobre um assunto que você já abordou e juntá-los em um só lugar. Essa é uma ótima isca digital.

2. Conversão

A etapa de conversão é o famoso “me dê seu e-mail que eu te devolvo algo extremamente relevante para sua vida”.

Nessa etapa, é interessante criar mecanismos de identificação para segmentar todos esses leads gerados. A chave aqui é criar a possibilidade de personalização. Uma pessoa que procura sobre previdência, por exemplo, vai se interessar em receber mais conteúdos sobre previdência, por isso, segmente os conteúdos de seu interesse para esse lead.

Crie, assim, e-mails personalizados que possuam chamadas para artigos específicos de seu interesse e que estimule o lead a lê-lo e a saber mais sobre seu serviço.

Alguns exemplos de chamadas que você pode adicionar às iscas:

  • Deixe seu e-mail e fique por dentro da previdência social diretamente na sua caixa de entrada.
  • Insira seu e-mail e receba mais sobre esse assunto.
  • Quer saber mais? Inscreva-se! 

Vale também, em artigos que não possuem iscas, adicionar um formulário, chamando a pessoa para conhecer seus serviços. “Precisa de ajuda com esse assunto? Deixe seu e-mail que entraremos em contato”.

3. Fidelização 

A pessoa virou seu lead, converteu e comprou seus serviços. E agora?

Agora, basta continuar agregando na vida dessa pessoa.

Você não para com a estratégia de Inbound Marketing quando o serviço é contratado. Embora talvez a pessoa não precise dos seus serviços por um tempo, é importante você se manter presente na vida dela. 

Que conteúdos essa pessoa pode se interessar após a resolução de seu problema principal? O importante é não sair da vida dessa pessoa, pois futuramente ela pode te contratar novamente. 

Os resultados esperados do Inbound Marketing para advogados

O objetivo principal do Inbound Marketing para advogados é gerar credibilidade e autoridade dentro de seu mercado. E isso é uma estratégia de longo prazo, não se conquista da noite para o dia. Porém, você pode se surpreender com o que pode conseguir se começar agora.

Veja alguns resultados que você pode ter se começar a investir em Inbound Marketing ainda hoje:

  1. Aumento do número de visitantes no seu site;
  2. Aumento do número de leads;
  3. Aumento do número de contratações.

Por isso, é importante começar logo a pôr a mão na massa, tendo sempre constância e sempre medindo os resultados conquistados. 

É importante que as estratégias sejam planejadas e executadas por pessoas que tenham experiência e conhecimento sobre o assunto, pois os resultados, quando negativos, podem trazer prejuízos inimagináveis.

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Nos vemos no próximo artigo. Até lá!

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