De acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Venda no Brasil, realizada pelo Mundo do Marketing, pela Resultados Digitais, Vendas B2B e Rock Content, o Inbound Marketing cresce amplamente no Brasil, porém ainda existem aspectos a serem otimizados na qualificação de leads.
Conforme a pesquisa, 94% das empresas utilizam o Marketing Digital como pilar da estratégia de crescimento, entretanto há alguns pontos a serem considerados, como os canais utilizados para o crescimento das marcas. Plataformas de mídias sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, são utilizadas pela grande maioria das empresas, e, em seguida, pode-se observar que sites são o segundo meio de comunicação mais usado na estratégia, ultrapassando o e-mail marketing.
Ainda assim, existem blogs, ferramentas de análises e mídia paga que possuem um bom percentual de aproveitamento, indicados, respectivamente, em 52,2%, 48% e 50,7%. Enquanto isso, ações como backlinks (12,6%), otimização de conversão (14,7%) e links patrocinados (35,5%) são uma das menos adotadas pelos profissionais de marketing.
Foco da estratégia: investir em um bom conteúdo
Os resultados da pesquisa indicam que as principais dificuldades encontradas no planejamento estratégico são: conversão de leads em clientes, com uma taxa de 68,9% de resposta, além do desafio no aumento do tráfego nos canais, indicado por 57% dos entrevistados. Em terceiro lugar, também foi justificada como um contratempo a dificuldade de criação de conteúdo estratégico, manifestada por 46,4% dos participantes da pesquisa.
Desta forma, 73,5% das marcas que se manifestaram estão em constante desenvolvimento, com foco na produção de conteúdo, bem como na infraestrutura de divulgação dos materiais, otimizando sites e blogs, a fim de manter uma alta taxa de retenção dos usuários. Também, pode-se analisar que estratégias trabalhadas com influenciadores, ponto indicado por 20% das empresas, podem ser uma das apostas do mercado atualmente.
Como qualificar seus leads da maneira correta
Apesar de muito se discutir sobre isso, o mercado ainda carece de materiais interessantes e atrativos ao público em específico. Por isso, o Inbound Marketing pode se tornar a peça-chave para a otimização da produção de conteúdo em sua empresa, já que é capaz de analisar o comportamento dos usuários na internet, seus interesses e preferências, sendo possível qualificá-los da forma certa.
Neste sentido, a divulgação de um conteúdo assertivo impacta a captação de leads qualificados, tornando-se uma das principais estratégias de conversão em vendas. Entretanto, além de produzir conteúdo e adotar o método do Inbound, é necessário investir em ações como geração e nutrição de leads, a fim de fidelizá-los e, posteriormente, garantir uma divulgação orgânica por meio deles, que apresentarão seu negócio a familiares e amigos.
Para garantir que a qualificação esteja sendo feita de maneira assertiva e correta, contrate uma agência de inbound marketing.