O Inbound Marketing é utilizado para aplicar estratégias que estreitam o relacionamento das empresas com seus clientes. O foco é sempre guiar o cliente ou potencial cliente até o momento da compra do produto ou serviço que o negócio oferece. Isso é feito de maneira natural e com conteúdos de valor, para que o processo se torne o mais interessante possível para o cliente.
Veja, neste post, como atrair o público certo com uma estratégia de Inbound Marketing. Acompanhe!
Antes de tudo, faça um planejamento
O planejamento da sua estratégia de Inbound Marketing é o primeiro passo para que tudo dê certo! As etapas são divididas em três momentos muito importantes: atração, conversão e nutrição.
Planejar a ATRAÇÃO demanda que você consiga identificar a melhor forma de atrair o público. Isso pode ser feito de diversas maneiras, sendo que as principais são:
- Divulgação por meio do site;
- Campanhas patrocinadas nas redes sociais;
- Posts no feed e nos stories das redes sociais.
Existem outras formas de fazer a divulgação; tudo depende do seu negócio e da sua estratégia de Marketing. O mais importante é que você escolha a forma de atrair o público com bastante antecedência.
Depois da atração, você deve decidir onde os seus usuários vão realizar a CONVERSÃO. Na estratégia que estamos apresentando, o ideal é que possamos enviar ações de atração para uma landing page.
Quando o usuário entrar na landing page, ele poderá baixar um e-book gratuitamente. Para isso, uma pop-up vai surgir no site. É claro que isso deve ser feito de maneira sutil e natural para que ele não ache a sua página poluída.
Para executar a etapa de conversão com maestria, é importante que você consiga planejar questões como:
- Tema do e-book;
- Conteúdo e diagramação do material;
- Produção da landing page e de pop-up.
Por fim, a última etapa do planejamento da sua estratégia de Inbound Marketing é a de NUTRIÇÃO. Essa etapa também pode ser chamada de relacionamento, tendo em vista que é aqui que a comunicação com os usuários começa a ficar mais próxima.
Planeje a nutrição, criando um conteúdo de valor para enviar aos usuários. Pense nos e-mails que os novos contatos vão receber, gerados por meio do e-book.
É muito importante redigir os e-mails, revisá-los e inseri-los em uma boa ferramenta de automação de Marketing.
Para saber se o contato já está pronto ou maduro o suficiente para receber um e-mail com foco em um pedido de orçamento, podemos utilizar os conceitos de lead scoring e lead tracking.
O lead scoring serve para indicar quais leads são mais ou menos quentes para a sua empresa. Já o lead tracking viabiliza a identificação dos leads que tem maior potencial para a empresa.
Ao final, pense em qual será o e-mail de venda e para qual página ou plataforma o usuário vai ser direcionado quando fizer a ação desejada.
Qual é o papel da persona no Inbound Marketing?
O direcionamento do seu conteúdo por meio da criação de uma persona tem um papel extremamente relevante no Inbound Marketing. É por meio da aplicação dessa estratégia que a sua campanha se torna mais próxima dos usuários.
A persona é a representação do cliente ideal para a empresa. É claro que, para encontrar a persona, a criação não deve ocorrer somente no mundo das ideias, mas sim dos clientes que já fazem parte da base da empresa.
Ao criar a persona, devemos pensar em características como:
- Região onde mora;
- Motivações;
- Dores e desafios;
- História pessoal;
- Classe social.
Outros fatores podem ser considerados na construção da persona da sua empresa. O importante é que o resultado final possibilite que você adeque a linguagem da sua estratégia de Inbound Marketing e tenha uma comunicação mais efetiva.
Como criar uma persona?
Para criar uma persona, é preciso fazer algumas perguntas. Tudo começa com um questionário que você pode montar. As respostas desse questionário é que vão definir a persona da sua empresa.
Você pode fazer um questionamento sobre quais são os desafios da sua persona e refletir sobre o assunto para obter uma resposta que realmente se enquadre ao que os seus clientes pensam.
Quando você descobrir quais são os principais desafios da sua persona, saberá quais problemas deverão trazer a solução na sua estratégia de Inbound Marketing, por exemplo.
Diferença entre persona e público-alvo
A grande diferença entre persona e público-alvo é que a primeira é muito mais abrangente e conta com uma riqueza de detalhes que o segundo não tem!
Na persona, você vai saber sobre o seu cliente com muito mais profundidade. Você saberá as dores dos clientes, as dificuldades que encontram ao procurar produtos como o que a sua empresa oferece e até mesmo os desafios que encontram por ainda não contarem com a solução que você possui.
Já no público-alvo, você terá uma visão um pouco mais superficial e geral sobre as dores dos seus clientes. A utilização do público-alvo não é errada, mas se você quiser ser mais assertivo na estratégia de Inbound Marketing, a recomendação é que utilize uma persona bem-definida.
Para falar um pouco mais sobre esse assunto, elaboramos um vídeo muito interessante sobre planejamento de Inbound Marketing. Veja como ficou:
Como atrair o público certo para sua estratégia de Inbound Marketing?
Para atrair o público certo, é preciso conhecer bem a sua persona e adequar a linguagem para ela. Isso fará com que a sua comunicação seja mais assertiva e permitirá que você tenha mais efetividade na estratégia de Inbound Marketing.
É importante separar um tempo razoável para fazer o planejamento e principalmente para definir a persona da sua empresa. Durante o planejamento, você pode estudar os melhores locais para atrair o público certo, seja no site, seja nas redes sociais.
Criando uma persona na prática
A criação da persona, como dito, depende de alguns questionamentos. Veja alguns exemplos de perguntas para que você possa criar uma persona na prática:
- Quais são os interesses da persona?
- O que motiva o seu potencial cliente?
- Quais são as principais dores e desafios da persona?
- Qual o nível de escolaridade e a profissão da persona?
- Quais lugares o seu potencial cliente frequenta?
Existem outras inúmeras perguntas que você pode criar para a construção da sua persona. Lembre-se de incluir alguns questionamentos que tenham a ver com a sua empresa. Se você vende softwares, por exemplo, pergunte como o seu cliente executa determinada tarefa que poderia ser feita de forma automatizada com o seu produto.
Veja como a Consultoria Digital pode alavancar a sua estratégia de Inbound Marketing
A Consultoria Digital atua com uma equipe especializada em Inbound Marketing. O foco do trabalho realizado aqui na agência é estreitar o relacionamento da sua empresa com os clientes. Para isso, utilizamos técnicas e ferramentas de automação, como o RD Station, para o qual também oferecemos o serviço de consultoria.
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