Como você reagiria se olhasse o relatório de desempenho do seu negócio e percebesse uma melhora no posicionamento do seu site no Google, mas uma queda de acessos no último mês?
É possível que muitas pessoas refizessem a análise pensando que cometeram algum erro. Porém, é relativamente comum um relatório apresentar resultados que parecem contraditórios.
Parece absurdo? A gente sabe que sim. E por isso mesmo fizemos este artigo, com base em um case real de um cliente atendido por nós. Assim, exemplificaremos como isso ocorre e mostraremos a importância de efetuar uma análise de dados em SEO aprofundada – ou seja, que considere o contexto geral e não apenas um número restrito de indicadores. Acompanhe a seguir!
Case de análise de dados em SEO
Voltando ao exemplo acima, ao analisarmos o relatório de desempenho semestral do site de um de nossos clientes, percebemos que o número de palavras-chave posicionadas no top 10 do Google havia crescido 13.300 no último semestre (o que era ótimo). No entanto, o mesmo documento apontava uma queda de cerca de 30 mil acessos por mês ao longo daquele período.
A princípio, os dados não faziam nenhum sentido para nossa equipe, pois o comum é que ambos os indicadores de desempenho cresçam juntos, não é mesmo? Para compreendermos melhor a relação entre os resultados aparentemente divergentes, avaliamos o contexto geral do site e descobrimos que os responsáveis pela queda de 30 mil visitas por mês eram:
- A diminuição no volume de buscas de determinadas palavras-chave usadas no site;
- A remoção de páginas que foram acessadas e geraram vendas.
É normal que algumas palavras-chave percam volume de buscas com o passar do tempo, mas desde que não estejam diretamente relacionadas ao produto ou serviço do cliente, está tudo bem. Do contrário, elas podem impactar, sim, o número de acessos.
Quanto à remoção de páginas, ocorreu que o cliente tinha o hábito de publicar anúncios de produtos e, quando os vendia, retirava a página do ar. Ou seja, as páginas que foram acessadas e geraram conversões não estavam mais sendo indexadas pelo Google e, por isso, o relatório apontava uma queda de acessos.
Como você pôde ver, a prática é muito mais complexa e cheia de surpresas do que a teoria. E sabe como nosso time conseguiu impulsionar o número de acessos do site novamente? No vídeo abaixo, nosso CEO, Daniel Imamura, explica passo a passo como efetuou o diagnóstico e o plano de ação para fazer o site do cliente atingir 400 mil visitas orgânicas em 3 meses.
Conte com a expertise da Consultoria Digital
Efetuar uma análise de dados em SEO aprofundada, identificar problemas de forma ágil e elaborar um plano de ação para resolvê-los demanda anos de estudo e experiência prática – exatamente o que você encontra aqui na CD.
Entre em contato com a gente e saiba mais sobre o nosso serviço de Consultoria de SEO.