Otimizando a URL de uma página de produtos
Ter uma boa URL para a product page SEO significa elaborar uma URL que seja, ao mesmo tempo, enxuta, descritiva e consistente com a página.
Elabore uma URL utilizando as palavras corretas
É muito importante que a URL de uma página de produtos evidencie o nome do produto, que também deve ser a palavra-chave principal trabalhada nessa mesma página.
Além disso, é importante que tudo seja bem-especificado e descritivo.
Observe, a seguir, a composição de uma URL padrão:
Importante: cada URL varia de acordo com o caso, podendo estar limitada pela própria plataforma. Em todos os casos, o recomendável é que elas sejam amigáveis.
Atenção aos problemas nas URLs
É preciso mitigar e solucionar erros de rastreamento assim que são identificados.
URL enviada não encontrada (erro 404)
O erro 404 acontece quando a URL já não existe, seja porque alguém fez uma alteração sem criar um redirecionamento, seja porque a página foi excluída. Para solucionar o problema, há dois caminhos:
- No caso de uma URL ter sido modificada, ou seu conteúdo movido para outra página, é preciso criar um redirecionamento 301 para a nova URL.
No caso de a página ter sido excluída e não haver uma para a qual possa ser feito o redirecionamento, o próprio Google passará a não mais tentar indexar a página após algum tempo com o status HTTP retornando o código 404.