Estratégia de palavras-chave para product page SEO
Para elaborar uma estratégia de product page SEO a partir do uso de palavras-chave, é preciso levar em consideração:
Busca de palavras-chave
Uma estratégia de palavras-chave para otimização da página de produtos deve começar pela pesquisa. É importante sempre utilizar tópicos que se relacionem com os produtos ou serviços que o usuário está procurando.
Se já houver dados de outros canais, como pesquisa paga, é importante utilizá-los no estudo, além de incorporar a cópia de um anúncio que teve uma alta taxa de cliques às meta descrições.
Volume de buscas das palavras-chave
A utilização de palavras-chave para a otimização de páginas deve se prender à relevância, e não ao volume.
O principal objetivo de uma página de produtos é ser transacional, ou seja, conduzir a jornada de compras até a conversão e, por isso, precisa utilizar palavras pensadas em usuários que estão prontos para comprar o que a empresa tem a oferecer.
Se, por exemplo, o usuário está procurando no Google por um produto bastante específico, como “tênis branco com molas da Nike”, é fundamental que esses termos estejam presentes na página desse produto para que o Google conduza o consumidor até ela.
Palavras-chave alinhadas aos nomes dos produtos
Como dito anteriormente, na hora de dar nomes aos produtos, pode parecer intuitivo colocar o maior número de palavras-chave possível, como tipo de produto, tamanho, cor, categoria e tudo mais que possa descrevê-lo.
Porém, é fundamental aos olhos do Google que haja um alinhamento entre as palavras escolhidas e os produtos oferecidos. Dessa forma, evita-se um erro que pode causar prejuízos à otimização: a competição entre as próprias páginas dentro de um mesmo site.
Para evitar essa “canibalização” do tráfego dentro do site, é preciso definir uma estrutura de nomeação que se restrinja ao que o usuário digita quando procura pelo produto.
Importante: para otimizar ainda mais o uso da palavra-chave, além de incluí-la no nome do produto, é importante colocá-la na meta descrição e na URL da página. Assim, a informação necessária para o buscador estará nos principais elementos da página.
Diversidade de palavras-chave
Para cada página de produto, é preciso focar em uma palavra-chave diferente.
Quando várias páginas utilizam o mesmo termo, ocorre o que chamamos anteriormente de “canibalização”, uma vez que essas páginas passam a competir entre si e, consequentemente, prejudicam o processo de ranqueamento durante uma pesquisa.
Ou seja, se mais de uma página da loja estiver utilizando como título “tênis masculino”, o algoritmo do Google interpretará como páginas que vendem o mesmo produto. Então, para não correr esse risco, é fundamental dar um título diferente, com palavras-chave específicas.