O que é otimização de imagens?
A otimização de imagens, também conhecida como SEO para imagens, diz respeito a um conjunto de técnicas para melhorar a forma como os buscadores veem as imagens do seu site. Isso gera:
- Ranqueamento nas pesquisas do Google Imagens;
- Otimização e visibilidade da página em geral.
Por que otimizar imagens?
Para aparecer na página de resultados
Se o Google entender que a imagem (e a palavra-chave atrelada a ela) possui um apelo audiovisual ou de localização, mostrará uma miniatura na própria página de resultados.
Para melhorar o SEO da sua página
As imagens são um dos fatores mais importantes entre as boas práticas de SEO quando o assunto é ranqueamento.
Para ter mais tráfego orgânico em sua página
Imagens como fotos, infográficos e ilustrações tornam o conteúdo mais convidativo, sendo um fator de destaque para que mais pessoas cliquem, compartilhem e, consequentemente, gerem mais tráfego ao site.
Quais são as vantagens de otimizar imagens?
Aumenta as chances de viralizar um conteúdo
De acordo com dados veiculados no site Medium por Larry Kim, CEO do MobileMonkey, um conteúdo com imagem pode ter até 650% mais engajamento em comparação a um sem imagem.
Esse engajamento representa uma chance maior de o conteúdo viralizar.
Ajuda a gerar mais tráfego
Conforme dissemos, as imagens geram um fluxo maior de pessoas chegando ao seu site incentivadas pelo estímulo visual.
Isso significa que quem consegue destaque no Google Imagens tem uma fonte a mais de tráfego.
Pode reduzir o tempo de carregamento
Uma das técnicas de otimização de imagens consiste em utilizar fotos mais leves, diminuindo o peso dos arquivos para que a página carregue mais rapidamente, o que é muito bem-visto em termos de ranqueamento pelo Google.
Como fazer a otimização de imagens para o Google?
Nome do arquivo
O nome do arquivo deve conter alguma palavra-chave que se refira ao assunto tratado no conteúdo e à imagem. Isso ajuda a aumentar a relevância da página.
Tag alt
Essa descrição também é considerada pelo Google e, assim como o nome, deve utilizar palavras-chave de acordo com o contexto.
Altura e largura da imagem
A dica aqui é seguir o padrão da página de resultados para ajustar a altura e a largura da imagem, mantendo a largura de pelo menos 1024 pixels.
Isso ajuda a padronizar a apresentação das imagens e a organização dos resultados pelo Google.
Tamanho da imagem (mantenha abaixo de 100 KB)
O tamanho da imagem também influencia na experiência do usuário e, consequentemente, na relevância que o Google confere a um site.
Manter o tamanho abaixo de 100 kb é o mais recomendável para a otimização de sites.
Qualidade da imagem
Não faça o upload de arquivos muito pesados; utilize ferramentas para comprimir a imagem e deixar o arquivo mais leve, evitando afetar a velocidade de carregamento do site. Recomendamos a ferramenta tinyPNG.
Outra opção é salvar a imagem em JPEG progressivo, que renderiza as imagens progressivamente, de forma a serem exibidas em baixa qualidade em um primeiro momento, até que toda a página carregue e as imagens possam aparecer com melhor qualidade.