Palavras-chave

As palavras-chave é um conjunto de termos que são digitados nas caixas de pesquisa dos mecanismos de busca, tais como Google e Bing. Dentro do marketing digital, elas são responsáveis por construir um direcionamento para a elaboração de páginas, anúncios ou blog posts.

Para obter um melhor desempenho nas estratégias de SEO, é necessário fazer a escolha correta dessas palavras-chave. 

Priorização 

De forma a iniciar o trabalho com as palavras-chave, em primeiro lugar, é preciso priorizá-las. 

Entre os pontos de priorização, deve-se pensar se os termos fazem sentido para o negócio, ou seja, se são específicos, diretos e, sobretudo, transmitem o que a página busca oferecer. 

Outro ponto é a verificação do volume de buscas. Isso porque, no momento de escolha da palavra-chave, alguns termos podem parecer relevantes, mas não são. É possível confirmar essa relevância pelo número de buscas realizadas com as palavras-chave desejadas, o que pode ser validado por meio de ferramentas de SEO. Entretanto, se a keyword for muito significativa para o negócio, mesmo que o volume de buscas não seja grande, pode ser importante trabalhar com ela. 

Além desses dois pontos, é preciso avaliar a tendência, uma vez que o resultado de SEO aparece a médio e longo prazo, podendo demorar meses ou até anos para otimizar um site por meio de determinadas palavras-chave. Por isso, é importante analisar se, com o passar do tempo, o termo trabalhado tem um volume crescente de pesquisas ou se está decaindo.

Tipos de palavras-chave

Dentro do SEO existem alguns critérios e tipos de palavras-chave, sendo:

Head tail

 A head tail é uma palavra-chave composta por somente um termo, que possui um alto volume de busca. Entretanto, trata-se de uma palavra muito genérica, cabendo refletir se o seu uso realmente traria benefícios para o negócio. Por exemplo: a escolha da palavra “tênis”, quando existem diversas especificações para esse termo. 

Mid tail

A mid tail é mais intermediária e segmentada. Tomando como referência o exemplo anterior, o termo “tênis branco” pode ser caracterizado como uma mid tail. No entanto, as palavras-chave ainda não trazem muitos detalhes.

Long tail

Já a long tail é uma palavra mais específica que, provavelmente, tem um menor volume de buscas. Porém, essa não é uma característica negativa, uma vez que os termos trazem mais informações que estão intrínsecas aos interesses dos usuários. Nos exemplos trabalhados, uma long tail seria formada caso a marca do tênis fosse acrescentada ao termo “tênis branco”, ou o tipo de tênis, como em “tênis branco para corrida”.

Ferramentas 

Existem diversas ferramentas que ajudam no processo de escolha das palavras-chave certas. 

Entre elas, destacamos as seguintes: 

  • SEMrush; 
  • Google Search Console; 
  • Keyword Tool; 
  • SERPROBOT; 
  • Ubersuggest.

SEMrush

Com o SEMrush, ao colocar determinado site na busca e clicar em pesquisar, pode-se observar várias informações, como valores relacionados ao tráfego de pesquisa orgânica, backlinks e mídia display. 

O SEMrush apresenta as principais palavras-chave orgânicas, além de um relatório completo que permite a visualização de quais termos a ferramenta encontrou e estimativas das posições, volumes de busca e tráfego de cada um deles. Assim, é possível acompanhar a evolução do posicionamento das palavras-chave. 

Google Search Console 

Trata-se de uma ferramenta do próprio Google, que possui todas as orientações para configurá-la em um site. O Google Search Console avalia a saúde do site em critérios variados, apresentando um relatório de desempenho dos resultados de pesquisa.

A ferramenta traz as palavras-chave que o site está posicionando e mostra a quantidade de cliques e impressões. Entretanto, ela não contém dados completos e apresenta uma limitação de até mil palavras.

Keyword Tool 

Ao pesquisar as palavras-chave no Keyword Tool, a ferramenta extrai dados do Google e os expõe em uma interface de simples compreensão. Com a ferramenta, o usuário poderá, rapidamente, ter acesso a uma gama de sugestões de palavras-chave. 

SERPROBOT

Após o usuário cadastrar as palavras-chave a serem trabalhadas, o SERPROBOT fornece uma checagem diária, na qual é possível acompanhar o posicionamento registrado naquele momento e qual foi o melhor alcançado, o volume de buscas, o momento no qual a palavra-chave foi atualizada e qual palavra-chave está posicionando para determinado termo. 

Ubersuggest

Depois que o usuário digita um domínio ou uma palavra-chave na busca, a ferramenta Ubersuggest fornece uma visão ampliada sobre esses termos, apresentando informações como volume de busca, visão geral da palavra-chave, nível de dificuldade em relação à concorrência na busca orgânica, CPC (custo por clique), análise de SERP e sugestões de palavras-chave.

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