Status HTTP
A sigla HTTP significa HyperText Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto, em português. Ela pode ser observada em praticamente todas as URLs de sites na internet. Saiba mais sobre o que é HTTP
Toda vez que um navegador acessa uma página da internet, o servidor do site responderá ao acesso com um código de status – frequentemente referenciado como status code. Esse código tem a função de comunicar se a página a ser acessada teve algum problema de carregamento e, nesses casos, designar qual recurso é responsável pelo erro.
Essa é uma informação especialmente importante para desenvolvedores, já que esse código facilita o diagnóstico e permite que problemas sejam resolvidos de maneira mais rápida, minimizando o tempo que uma página fica fora do ar. Além disso, o status HTTP também é importante para profissionais de SEO que desejam melhorar a performance de marketing de busca de um site.
O status HTTP pode, ainda, servir como ferramenta para que mecanismos de busca possam otimizar a experiência do usuário em determinado site, como é o caso dos redirecionamentos, por exemplo.
Classes comuns de códigos de status HTTP
Todo status HTTP possui três dígitos. Cada um deles representa uma classificação diferente. São eles:
1XX: esse é um código meramente informativo. Ele representa que a solicitação feita ainda está em andamento.
2XX: códigos que começam com o dígito dois têm a função de confirmar a conclusão de uma ação e explicitar que a solicitação foi respondida corretamente.
3XX: esse código serve para representar um redirecionamento. A página acessada foi atualizada ou está alocada em outra URL.
4XX: códigos que começam com quatro servem para designar o erro do cliente, ou seja, a solicitação não pôde ser corretamente completada. Isso pode acontecer caso uma página deixe de existir ou exista algum erro de digitação na URL.
5XX: esses códigos representam erros no servidor.
Códigos de status mais relevantes para SEO
O SEO é uma importante ferramenta na otimização do performance marketing – ou marketing de performance – de qualquer empresa. Afinal, o posicionamento orgânico é, muitas vezes, o responsável pela maior parte dos acessos de uma página e não depende dos anúncios para manter estável o volume de visitantes.
Existe uma infinidade de códigos HTTP, mas apenas alguns deles são relevantes para uma estratégia de SEO, já que eles podem impactar gravemente o posicionamento orgânico de uma página e a experiência geral dos visitantes do site.
Os principais códigos importantes para SEO são:
HTTP Status Code 200: tudo está funcionando como deveria e não é necessário realizar nenhuma mudança para assegurar que visitantes e bots visitem determinada página.
HTTP Status Code 301: página com redirecionamento permanente. Se uma URL mudar permanentemente, utilizar esse código para que o novo link tenha a mesma relevância que o anterior.
HTTP Status Code 302: página com redirecionamento temporário. Recomendado utilizar o código 302 para redirecionar visitantes e bots temporariamente.
HTTP Status Code 404: página não encontrada. Erros 404 podem ser permanentes ou temporários. Nem todas as páginas com erros 404 precisam ser redirecionadas permanentemente; é necessário utilizar o redirecionamento apenas para páginas com relevância e grande quantidade de acessos.
HTTP Status Code 410: página perdida. Esse erro tem mais chances de ser permanente que um 404. Se algum link no site leva para uma página com erro 410, ele precisa ser redirecionado ou retirado completamente do site, do contrário, a performance de marketing que envolve tais páginas pode ser gravemente impactada.
HTTP Status Code 500: erro interno no servidor. Esse erro pode prejudicar a experiência de usuários e bots; portanto, é necessário investigar a sua causa e consertá-lo com rapidez.
HTTP Status Code 503: serviço indisponível. Esse erro designa uma interrupção temporária no servidor da página. Isso pode acontecer por uma sobrecarga de acessos, manutenção ou outros erros.