A title tag (ou tag título) vem passando por alterações desde 2012, quando o Google começou a substituir alguns títulos que fossem considerados ruins ou não tão bons para uma determinada página.
Até então, para chegar a um título realmente adequado, o algoritmo do maior buscador do mundo rastreava informações dentro do próprio HTML da página, também levando em consideração as pesquisas feitas pelos usuários. Com isso, era possível adequar a title tag de acordo com a intenção de busca das pesquisas.
Agora, com o title tag update, o sistema de aperfeiçoamento da tag título se aperfeiçoou. Isso significa que, ao invés de alterar um determinado título (ou mesmo selecionar um novo), levando em consideração a pesquisa feita pelo usuário, o Google passará a trabalhar com o próprio conteúdo apresentado na página.
Como os títulos são gerados depois do title tag update?
Agora, o Google pode utilizar informações no corpo do texto para compor o título, caso ele entenda que é melhor para o usuário.
Isso significa que o título da sua página pode ser modificado (caso o Google acredite que ele é muito longo, por exemplo), pegando a parte que mais interessa.
Ou seja, conforme o Google achar que for relevante, ele pode selecionar uma frase do corpo do texto e da própria tag H1 ou H2, levando em consideração a experiência do usuário.
Muito além do HTML
Deixando um pouco o HTML de lado, a ideia do Google é substituir a tag título por elementos que causem destaque visual e que já se encontram dentro da página.
Mas por quê?
Basicamente, os três motivos que levaram à mudança envolvem:
- A title tag estar repleta de palavras-chave repetidas, o que acaba deixando o visual poluído;
- A title tag ser muito longa;
- A title tag ser simplesmente considerada ruim, seja por conter expressões consideradas clichês, seja por utilizar uma linguagem padrão repetitiva, como colocar o título “Home” em páginas iniciais.
Importância da tag title
O desenvolvimento de uma tag title deve ter como principal objetivo elaborar um título relevante, isto é, legível e de fácil compreensão por parte do usuário.
A tag title pode ser considerada parte de uma estratégia de SEO, tornando um site ou página mais visível ao ser considerado um material de relevância pelos fatores de rankeamento do Google.
Como o title tag update pode influenciar?
Em algumas situações, o próprio nome do site pode ser incluído na tag title. Em outros casos, quando o título for considerado muito longo, o Google pode retirar um trecho mais relevante de dentro da página e exibi-lo, ao invés de mostrar todo o título (do início ao fim).
Essa iniciativa é muito importante para quem está presente no ambiente digital e se preocupa com a visibilidade nos mecanismos de busca.
É importante ressaltar que os algoritmos sempre levam em consideração os fatores de ranqueamento e o title tag update age, justamente, como uma ferramenta de SEO em prol da otimização da página.
Por meio do title tag update, um site ou página pode ter mais chances de aparecer entre os primeiros resultados de uma pesquisa, sendo considerado relevante por parte do usuário e gerando mais cliques e engajamento.