E-E-A-T
A sigla E-E-A-T é um acrônimo de Experience, Expertise, Authoritativeness, e Trustworthiness, termo em inglês que, traduzido para o português, significa, respectivamente, Experiência, Especialização, Autoridade e Confiabilidade.
E-E-A-T é um conjunto de características, adotadas pelo Google, que servem como sinalizadores importantes para o ranking de pesquisas.
O termo foi visto pela primeira vez em um documento chamado Search Quality Rating Guidelines, que, de forma simples, compila um conjunto de orientações de qualidade da busca do Google. A empresa utiliza o E-E-A-T para se referir às páginas com uma qualidade elevada, que variam de acordo com os seus padrões de avaliação.
O que cada letra significa?
Assim sendo, cada letra da sigla significa:
E(Experience)
Refere-se ao nível de experiência do autor ou do site no tema tratado. Conteúdos criados por quem possui vivência prática no assunto tendem a ser mais valorizados.
E (Expertise)
Este ponto tem a ver com a especialização, isto é, com a capacidade técnica da página e do nível de conhecimento ao eixo temático abordado. Assim sendo, a presença de um especialista, que domine o assunto em questão e que produza respostas baseadas na experiência, é essencial para um bom ranqueamento.
A (Autoridade)
A autoridade está diretamente relacionada com algumas métricas, como, por exemplo, o tempo de permanência na página por parte dos usuários. Isto é, quanto mais indivíduos acessarem determinada página, e encontrarem nela a solução para as suas questões, mais o nível de autoridade dessa página em questão sobe. Tal conceito está também relacionado ao nível de especialidade em relação aos assuntos abordados ali.
A autoridade também tem ligação com os backlinks, fazendo com que o usuário migre de uma página a outra. Cada página carrega consigo sua própria autoridade. Quando uma faz referência a outra, está repassando autoridade a ela.
T (Confiabilidade)
Este ponto se refere à segurança da página. Malwares, links quebrados – ou seja, que não levam a lugar algum –, designs não responsivos e erros ortográficos e gramaticais são exemplos de ocorrências mal-vistas pelo Google. Assim sendo, sites que possuem uma boa estruturação de conteúdo e que contam com referências técnicas de especialistas e com outros pontos que conferem credibilidade e confiabilidade são mais suscetíveis a terem um bom ranqueamento.
Como é realizada a análise?
Pergunta-se muito o que é E-E-A-T, mas não há uma forma para descobrir qual avaliação exata o Google atribui para determinada página, já que não há como atribuir uma qualificação precisa, isto é, uma escala numérica, por exemplo.
Porém, há alguns pontos que podem ser levados em consideração, que dizem respeito às formas seguidas pelos algoritmos da empresa no processo de análise e que contribuem positiva ou negativamente para a classificação de determinado site.
Pode-se citar, por exemplo, evidências científicas:
- qual é o embasamento dos assuntos tratados em determinado site, que está diretamente ligado à confiabilidade das informações ali presentes;
- as atualizações dadas aos temas a partir de pesquisas recentes, segundo profissionais ou especialistas;
- as menções, ou seja, a quantidade de vezes que determinado artigo foi mencionado – quanto mais alta, melhor;
- e a reputação do site, isto é, o histórico de impressões pelos usuários ao longo do tempo, que tem relação, por exemplo, com a experiência que tiveram ao acessar determinada página.
Ressalta-se também que, mesmo sabendo o que é EEAT, um marketing de performance eficiente – com técnicas de SEO and branding, por exemplo – pode influenciar diretamente o desempenho de páginas.