O que é a meta description?
A meta description, ou a meta descrição, é o elemento que representa a descrição de uma página. Dentre os elementos que são otimizados pelo SEO, esse é o que interfere diretamente na taxa de cliques dentro dos resultados de pesquisa.
Uma meta descrição mal otimizada, além de não auxiliar em um aspecto do SEO, não chama a atenção dos usuários, não atraindo o clique para a página em questão.
Nas páginas de resultado de busca (SERP), a meta descrição é exibida apenas com seus primeiros 160 caracteres, incluindo espaços.
Durante os trabalhos de SEO, é importante que a palavra-chave central da página esteja presente, preferencialmente no início da frase, porém, sem perder a concordância. É importante, também, que a meta descrição seja chamativa e indique o que a pessoa vai encontrar na página se ela decidir clicar ali.
Recomendamos, ainda, que, no final, exista uma chamada para ação, pois esse tipo de descrição aumenta a taxa de cliques no resultado de busca.
Exemplo de uma meta description
<meta name=”description” content=”Veja aqui como a minha página é legal e pode resolver seu problema. Falamos exatamente sobre sua necessidade. Clique aqui e confira.”/>
Dúvidas frequentes sobre meta description
Minha meta description pode ter mais de 160 caracteres?
Pode, no entanto, somente os 160 primeiros caracteres serão exibidos nos resultados de busca. Se, por exemplo, uma palavra bater o máximo de caracteres, ela será escondida da exibição, deixando a meta descrição com menos caracteres.
Devo citar minha marca na meta description?
Se você já citou sua marca no título, não há necessidade de mencioná-la novamente na descrição. Precisamos que esse texto seja chamativo, não repetitivo.