As meta tags são como orientações adicionadas aos códigos HTML para descrever a página e ajudar no rastreamento dos algoritmos de um mecanismo de busca, como o Google.
Ou seja, as meta tags ficam responsáveis por fornecer informações e uma descrição do conteúdo da página (como meta descrições). Para otimizar as tags de título e meta descrições, lembre-se de incluir dados como:
- Nome do produto;
- Marca do produto;
- Número do modelo.
Em geral, recomenda-se que o título também tenha entre 30 e 60 caracteres, sendo objetivo e consistente. É importante que a ordem das palavras leve em consideração o que as pessoas mais buscam (dado obtido durante a pesquisa de palavras-chave).
O mesmo deve ser seguido na hora de elaborar a meta descrição, a qual corresponde a uma pequena frase, entre 70 e 160 caracteres, que utiliza a palavra-chave, o que está sendo ofertado e, se possível, o valor.
É claro que em grandes lojas isso pode se tornar inviável. Então, nesses casos, é recomendável o uso de templates de automatização, em que há a escolha de atributos e o nome do produto para a padronização.
Ferramentas de análise e otimização de meta tags em geral
Há ferramentas bastante eficientes que ajudam os profissionais de SEO a testar as meta tags utilizadas até o momento. Duas das principais são:
Semrush: essa ferramenta disponibiliza uma lista de problemas que podem ser resolvidos para adequar a página de acordo com técnicas de SEO. Alguns dos erros identificados pelo Semrush são tags duplicadas ou ausentes, por exemplo.
Yoast SEO: trata-se de um plugin dentro do WordPress que facilita a aplicação de técnicas de product page SEO por meio de configurações específicas para tag title e meta descrição, além de tags canônicas, verificação de palavras-chave, adequações de links internos, legibilidade textual, entre outras configurações.