Fazer a linkagem interna da página, sempre utilizando o texto âncora de forma adequada, é fundamental para a product page SEO, assim como para a experiência do usuário.
Essa linkagem nada mais é que um link que leva para outra página dentro do mesmo site. Por meio da linkagem interna, é possível otimizar a experiência do usuário, orientando-o a ter acesso a outros conteúdos relevantes e complementares.
Texto âncora e SEO
Quando o conteúdo e o texto âncora se complementam, ou seja, se relacionam, o Google interpreta a ação como uma forma de melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, passa a dar mais valor aos conteúdos do seu site.
Oportunidades de links internos e backlinks
Os links são muito importantes para as lojas virtuais, principalmente aqueles que envolvem páginas iniciais, páginas de categorias e páginas de produtos.
A product page SEO pode ser estratégica principalmente nos casos de palavras-chave conhecidas como longtail, que carregam consigo uma alta intenção de compra e podem potencializar significativamente as oportunidades de vendas.
Criação de backlinks
Backlink é uma ação na qual outro site cita um link do seu. O Google vê isso com bons olhos e considera o backlink um voto de confiança no conteúdo que o outro site publicou.
Atenção: não se deve comprar backlinks ou colocar um site em diretórios de spam. Essas ações vão contra o que o Google considera como links de qualidade e podem prejudicar a classificação do site no mecanismo de busca.
A melhor forma de obter backlinks é por meio da criação de conteúdos inteligentes e relevantes, fomentando o compartilhamento por outras marcas e empresas.
É recomendável:
Focar em conteúdo exclusivo
É fundamental promover um conteúdo que seja realmente exclusivo e de qualidade.
Conteúdos visados pelo público são justamente aqueles que têm a maior chance de serem compartilhados em outros sites ou nas mídias sociais. Eles precisam ser úteis e fornecer soluções para o público.
Investir em guest posts
Uma boa abordagem de backlink é entrar em contato com grandes nomes do setor e se oferecer para redigir um guest post – e, em diversos casos, ganhar um link. É importante mostrar uma ideia que seja valiosa e que beneficie o leitor.
Engajar com o nicho
Ao promover eventos, workshops, parcerias com organizações locais e, até mesmo, trabalhos voluntários, a empresa consegue criar conexões verdadeiras com outras instituições e gerar backlinks de forma legítima e recíproca.