O link externo é aquele que aponta para um domínio diferente – e isso é o que o diferencia do link interno.

É muito utilizado para divulgar a fonte de informações e para indicar conteúdos que possam ser considerados relevantes para o usuário.

Pode ser um link de outro site apontando para o seu (backlink) ou um link no seu site que aponta para outro endereço (link de saída). Ambos os links são muito importantes para o SEO off page.

Tipos de link externo

Hoje, há alguns tipos de link externo. Entenda as diferenças:

Link nofollow

É o link responsável por garantir que seu site não tenha relação com domínios considerados de baixa qualidade.

O nofollow é bastante utilizado, por exemplo, por sites que qualquer pessoa pode editar e, assim, ajuda a gerar tráfego, mas sem oferecer link juice.

Link dofollow

É um tipo de link mais utilizado quando o assunto é link building, podendo ser chamado de “link normal”.

Na prática, se você não sinalizar nada, o Google vai seguir normalmente o link. Quanto mais links dofollow seu domínio receber, mais bem-avaliado ele será pelos mecanismos de busca. Ao contrário do nofollow, o dofollow oferece autoridade para o site de destino. 

Sponsored

O sponsored é o tipo de marcação que serve para links pagos ou links de publicidade.

Antigamente, o nofollow era o mais utilizado nestes tipos de links e ainda é aceito, mas, hoje, o ideal é que se use sponsored para o que for patrocinado.

UGC

É recomendável pelo Google que se use UGC (user-generated content) para marcar links de conteúdos feitos pelos próprios usuários, como comentários, por exemplo. 

Como os buscadores analisam um link externo?

Basicamente, os mecanismos de busca, como o Google, analisam um link externo de acordo com o quão confiável é o domínio que está criando o link.

Nesse sentido, se um site já é considerado confiável e tem uma boa reputação na internet, e cria um link para outro site, por exemplo, um blog ainda iniciante, o blog terá sua autoridade aumentada, pois foi citado por uma fonte confiável.

Como aumentar a linkagem externa?

Para aumentar a linkagem externa, o site precisa investir em algumas estratégias:

Criação de conteúdos de qualidade

Ter conteúdo considerado informativo e relevante em um site é a forma mais natural de ter suas páginas citadas externamente.

Ou seja, é fundamental investir na criação de conteúdo de qualidade e útil, pois isso estimulará que outros sites citem sua página como uma referência.

Elaboração de conteúdos em vídeo

Os vídeos estão cada vez mais populares na internet, e quem entende de SEO já está de olho nessa tendência.

A criação de conteúdo em vídeo, quando interessante, também vira link externo. Mas atenção: assim como no caso do conteúdo escrito, é preciso oferecer informações realmente relevantes para que as pessoas queiram indicar o seu vídeo através de um link.

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