O link externo é aquele que aponta para um domínio diferente – e isso é o que o diferencia do link interno.
É muito utilizado para divulgar a fonte de informações e para indicar conteúdos que possam ser considerados relevantes para o usuário.
Pode ser um link de outro site apontando para o seu (backlink) ou um link no seu site que aponta para outro endereço (link de saída). Ambos os links são muito importantes para o SEO off page.
Tipos de link externo
Hoje, há alguns tipos de link externo. Entenda as diferenças:
Link nofollow
É o link responsável por garantir que seu site não tenha relação com domínios considerados de baixa qualidade.
O nofollow é bastante utilizado, por exemplo, por sites que qualquer pessoa pode editar e, assim, ajuda a gerar tráfego, mas sem oferecer link juice.
Link dofollow
É um tipo de link mais utilizado quando o assunto é link building, podendo ser chamado de “link normal”.
Na prática, se você não sinalizar nada, o Google vai seguir normalmente o link. Quanto mais links dofollow seu domínio receber, mais bem-avaliado ele será pelos mecanismos de busca. Ao contrário do nofollow, o dofollow oferece autoridade para o site de destino.
Sponsored
O sponsored é o tipo de marcação que serve para links pagos ou links de publicidade.
Antigamente, o nofollow era o mais utilizado nestes tipos de links e ainda é aceito, mas, hoje, o ideal é que se use sponsored para o que for patrocinado.
UGC
É recomendável pelo Google que se use UGC (user-generated content) para marcar links de conteúdos feitos pelos próprios usuários, como comentários, por exemplo.
Como os buscadores analisam um link externo?
Basicamente, os mecanismos de busca, como o Google, analisam um link externo de acordo com o quão confiável é o domínio que está criando o link.
Nesse sentido, se um site já é considerado confiável e tem uma boa reputação na internet, e cria um link para outro site, por exemplo, um blog ainda iniciante, o blog terá sua autoridade aumentada, pois foi citado por uma fonte confiável.
Como aumentar a linkagem externa?
Para aumentar a linkagem externa, o site precisa investir em algumas estratégias:
Criação de conteúdos de qualidade
Ter conteúdo considerado informativo e relevante em um site é a forma mais natural de ter suas páginas citadas externamente.
Ou seja, é fundamental investir na criação de conteúdo de qualidade e útil, pois isso estimulará que outros sites citem sua página como uma referência.
Elaboração de conteúdos em vídeo
Os vídeos estão cada vez mais populares na internet, e quem entende de SEO já está de olho nessa tendência.
A criação de conteúdo em vídeo, quando interessante, também vira link externo. Mas atenção: assim como no caso do conteúdo escrito, é preciso oferecer informações realmente relevantes para que as pessoas queiram indicar o seu vídeo através de um link.