As imagens precisam ser detalhadas para promover a product page SEO em uma loja virtual. Quando o cliente não pode trocar um produto, são as imagens que o aproximam do item de desejo.
O que considerar ao incluir as fotos de produtos?
Imagens de alta qualidade
É fundamental adicionar imagens de alta qualidade à página de produtos. Além de evidenciar os detalhes, isso demonstra profissionalismo e melhora a credibilidade da marca. Também é recomendável incluir várias fotos de diferentes ângulos.
Importante: procure incluir um vídeo mostrando como o produto funciona, ou pode ser utilizado na prática. No caso de uma loja virtual de roupas e acessórios, por exemplo, é importante mostrar a peça em um modelo.
Para que uma página de produtos esteja otimizada de acordo com a product page SEO, ela precisa ter:
- Imagens que mostram detalhes do produto e, se possível, ele sendo utilizado;
- Dúvidas e suas respectivas respostas;
- Imagens de tudo o que um produto ou serviço inclui;
- Palavras-chave em todas as imagens.
A importância do carregamento rápido de imagens
As fotos são elementos de grande importância nas páginas de produtos. A partir delas, o consumidor consegue imaginar os benefícios de fechar o pedido, promovendo uma jornada de compra mais real e atrativa.
Mas não basta adicionar várias imagens… é preciso tomar alguns cuidados para que o carregamento não seja muito pesado (lento), pois isso tende a prejudicar a performance do site.
Para que isso não aconteça, é recomendável usar formatos mais leves e otimizados para internet, ferramentas que reduzem o peso da imagem sem abdicar da qualidade, ou ainda o esquema de carregamento Lazy Load.
Lazy Load
O esquema Lazy Load leva em consideração que imagens ainda não solicitadas pelo usuário não precisam ser carregadas em um primeiro momento.
No caso, o Lazy Load prioriza o carregamento de todas as imagens que estão na porção superior da tela, aquela que aparece primeiro quando o usuário clica para entrar na página.
Tudo o que for visível em um primeiro momento deve estar pronto para o usuário. Por outro lado, imagens que se encontram nas dobras abaixo podem ser carregadas aos poucos, conforme o usuário rola a página para baixo.
Com isso, é possível economizar tempo de carregamento e entregar o que for necessário de forma rápida, enquanto o restante das imagens é carregado apenas quando necessário.
Nomear as imagens adequadamente
Além de incluir fotos de produtos ou serviços que sejam condizentes com o anunciado e que mostrem com clareza detalhes e elementos que possam ser importantes para o consumidor, é preciso nomear as imagens de forma adequada, pensada para product page SEO.
É recomendável utilizar palavras-chave para dar nomes às imagens. Ou seja, ao invés de gerar um título aleatório, é mais produtivo colocar algo como “tenis-de-corrida-branco”, por exemplo.
Atributo ALT da imagem (ou alt text)
O alt text, também conhecido como atributo ALT da imagem ou texto alternativo, é um texto que acompanha cada uma das imagens e pode ser interpretado por leitores de tela para promover a acessibilidade de usuários com deficiência visual.
Contribuições para o SEO
O atributo ALT da imagem está se tornando cada vez mais importante para o SEO à medida que o Google aprimora e valoriza a experiência do usuário, sendo o alt text uma ferramenta que permite enriquecer uma página que possua conteúdo visual.