Atributos de link
Os atributos de link servem para fazer marcações que indicam características específicas nos links. Alguns desses atributos são o sponsored, o UGC e o nofollow.
O que são os links HTML?
Links HTML são um recurso utilizado para ligar um elemento a outro. O link indica a direção que o usuário vai seguir ao clicar nele, de modo que, quando essa ação é executada, o usuário é direcionado para outra página ou para outra área da mesma página do site.
Os elementos que podem se ligar por meio dos links são diversos, como imagens, textos, vídeos, páginas, sites, entre outros.
Caso a indicação seja feita de forma incorreta, é provável que o usuário não saia do local em que está na página, ou, pior, que receba a mensagem de erro 404, que indica que não foi possível encontrar a página de destino.
Como fazer um link em HTML?
Para fazer um link em HTML, é necessário ter um conhecimento básico sobre essa linguagem de marcação.
Vejamos:
A tag HTML, para criar hiperlinks em uma página, é representada da seguinte maneira: <a>.
O principal elemento da tag <a> é o atributo href.
Veja um exemplo de link em HTML:
<a href=”https://www.consultoriadigital.com.br/”>Consultoria Digital</a>
Para o usuário que está navegando na página, o link será visto da seguinte forma:
Para deixar os links mais bonitos e até mesmo em formato de botões, você pode utilizar a linguagem de design CSS, mas existem outras técnicas que podem ser utilizadas.
Como qualificar os links para o Google?
Em alguns casos, é importante sinalizar ao Google qual é a relação do seu site com a página vinculada no link. Veja quais são os atributos que você deve utilizar em cada situação:
Atributo sponsored
Esse atributo é aplicado em links que contêm algum tipo de publicidade ou posicionamento pago.
Exemplo: <a href=”https://www.consultoriadigital.com.br/” rel=”sponsored”>Consultoria Digital</a>
Atributo UGC
O atributo UGC é utilizado para identificar links com conteúdos produzidos pelo próprio usuário. Isso vale para comentários, postagens em fóruns, entre outros.
Exemplo: <a href=”https://www.consultoriadigital.com.br/” rel=”ugc”>Consultoria Digital</a>
Atributo nofollow
Caso você queira que o Google não associe seu site ou rastreie a página vinculada no link, utilize o atributo nofollow.
Exemplo: <a href=”https://www.consultoriadigital.com.br/” rel=”nofollow”>Consultoria Digital</a>