Inbound Marketing para o funil de vendas
O funil de vendas nada mais é do que uma representação lúdica das fases pelas quais o cliente passa antes de fechar negócio com uma empresa. Estratégias de Inbound Marketing precisam levar isso em consideração para entregar um conteúdo de qualidade a cada etapa.
O funil de vendas inbound marketing é dividido em três principais partes: o topo, o meio e o fundo do funil. No topo, estão as pessoas que já identificaram um problema, mas ainda não sabem qual produto ou serviço pode ajudá-las a resolvê-lo.
Nessa fase, é importante proporcionar um conteúdo de alta escaneabilidade, isto é, fácil de ler e compreender. Isso não quer dizer que eles precisem ser rasos. Quanto mais um conteúdo agregar ao seu cliente, maiores são as chances de que ele escolha a sua empresa para fechar negócio.
Enquanto isso, no meio do funil, também conhecida como a fase de consideração, estão as pessoas que já entenderam plenamente o problema pelo qual estão passando, sabem das principais alternativas e estão em processo de decidir qual delas melhor se adequa às suas necessidades.
Esse é o momento de fornecer conteúdos mais aprofundados, como e-books, webinários e aulas ao vivo. É importante ter uma landing page de uso fácil, para que você possa captar e-mails e continuar o relacionamento com seu cliente.
Por último, no fundo do funil, estão as pessoas em fase de decisão. Essa é a hora de mostrar os motivos pelos quais o produto da sua empresa é melhor, assim como quais são seus benefícios e diferenciais. Você não quer que o lead trabalhado com tanto esforço seja perdido para o concorrente, certo?