O mundo do Marketing Digital está constantemente mudando e evoluindo. Isso demanda do profissional da área uma capacidade exemplar de adaptação e rápido tempo de resposta às novas tendências.
Entre as alterações no panorama do Marketing Digital nos últimos anos, pode-se destacar o crescimento do Inbound Marketing – uma metodologia que tem como principal objetivo a atração do consumidor por meio do conteúdo.
O profissional que cuida das estratégias de Inbound é o consultor de Inbound Marketing. Neste artigo, falamos um pouco mais sobre quais são as funções desse cargo e como ele pode ajudar empresas a alcançar seus objetivos de Marketing com mais eficiência.
O que é um consultor de Inbound Marketing?
O profissional que trabalha com Inbound Marketing é responsável por traçar estratégias que articulem o uso do Marketing de Conteúdo em diferentes plataformas para atrair a atenção de potenciais clientes e fazer com que realizem ações de conversão.
Uma das principais funções desse profissional é criar experiências relevantes para que os clientes possam passar por todas as etapas do funil de vendas por meio do conteúdo da sua empresa e, por fim, optar por adquirir o seu produto ou serviço.
O principal objetivo do Inbound é munir o cliente de informações e auxiliá-lo no processo de compra. Por isso, o consultor de Inbound Marketing precisa dominar não apenas ferramentas de automação, mas ter um profundo entendimento sobre o público-alvo, a fim de garantir uma comunicação efetiva.
Quais são as principais características e atividades de um consultor de Inbound Marketing?
Um consultor de Inbound Marketing precisa ser, acima de tudo, um profissional multidisciplinar e com uma capacidade analítica afiada. Afinal, traçar estratégias de engajamento que realmente impactem o consumidor não é uma tarefa fácil. Além disso, um profissional como esse precisa ter o domínio de ferramentas de automação e nutrição de leads.
Entre as ferramentas que podem ser destacadas, estão as de envio de e-mail marketing, recursos de avaliação de leads – estas ajudam a entender a propensão do cliente a fechar negócio com sua empresa –, além de plataformas de criação de landing pages e formulários.
Esse profissional também deve ter habilidades de escrita persuasiva e SEO, já que suas funções podem englobar a redação dos e-mails, das postagens de blog e também das publicações em redes sociais.
O consultor de Inbound Marketing deve entender como arquitetar essas estratégias – desde a captação do público até a conversão de fato – de forma a respeitar o momento da jornada de cada cliente.
Os esforços de Inbound Marketing dentro de uma empresa precisam ser intimamente alinhados com outros departamentos, tais como o time de produção de conteúdo e os responsáveis pelo gerenciamento de anúncios nas redes sociais.