As estratégias de Inbound Marketing funcionam em fases, o que também pode ser chamado de funil de vendas. Tal processo tem três principais etapas: o topo, o meio e o fundo do funil. Cada uma delas representa uma mudança na intenção de compra do cliente.
O topo do funil também é conhecido como a etapa da descoberta. Seu cliente ainda não sabe exatamente qual é o produto que resolverá o seu problema; cabe à sua empresa, portanto, orientá-lo. Nessa fase, o conteúdo precisa ser de fácil compreensão e atrativo.
Já o meio do funil designa a fase de consideração do cliente. Nesse momento, ele já entendeu o seu problema e, agora, deseja uma solução. É possível que a sua persona já tenha um conhecimento básico sobre o assunto, por isso, o conteúdo deve ser mais aprofundado.
Enquanto isso, no fundo do funil, estão as pessoas na fase de decisão. Depois de nutrir o seu cliente com tanto conteúdo, é claro que ele escolherá a sua empresa, certo? Nem sempre. Essa é uma fase muito importante e precisa ser planejada com cuidado. O conteúdo ainda precisa ser trabalhado, mas, desta vez, disponibilize a presença de um consultor de vendas e utilize cases de mercado para comprovar a eficiência de seu produto.
Como você pôde perceber, o Inbound Marketing oferece uma abordagem muito peculiar para a atração de novos clientes. Mais do que apenas a conversão, as técnicas de Inbound trabalham para que sua empresa converta usuários em clientes e clientes em verdadeiros embaixadores de seu serviço.
Em termos práticos, aqui estão os 5 principais benefícios do Inbound Marketing:
- Otimização do orçamento utilizado em campanhas pagas;
- Estabelecimento da sua empresa como referência do segmento;
- Diminuição do custo de aquisição dos seus clientes;
- Aumento na visibilidade de seu negócio;
- Otimização do funil de vendas.
Mas como o Inbound Marketing faz tudo isso? Entenda nos tópicos abaixo:
Primeira fase: atração
O principal ingrediente para qualquer estratégia de Inbound são os leads, ou seja, as informações de contato de clientes em potencial. Por isso, a atração de visitantes para o seu site ou landing pages é o primeiro passo.
Para isso, podem ser usadas plataformas como os blogs ou sites (utilizando-se técnicas de SEO), perfis em redes sociais, disparo de newsletters e mais.
Segunda fase: conversão
Quando falamos em conversão nas primeiras fases do Inbound, não estamos nos referindo à venda, necessariamente, mas à ação de fornecer informações de contato – como nome, e-mail ou telefone, por exemplo – em troca de um benefício, como o acesso a um material rico.
Terceira fase: relacionamento
Apenas uma pequena parcela daqueles que visitam seu site está disposta a comprar de primeira. Para todos os outros visitantes, é preciso ter um certo grau de convencimento para realizar uma compra.
Por isso, sua empresa precisa usar todos os recursos disponíveis para fazer com que o lead avance no funil de vendas e, além de consumir seu conteúdo, realize uma compra.