Neste vídeo, vou mostrar para vocês um guia prático de como fazer o marketing digital de pequenas empresas.
1º passo: Entender qual é a sua real área de atuação
A primeira sacada que você precisa fazer no planejamento do seu marketing digital é entender qual é a sua real área de atuação. Por mais que você seja um e-commerce e queira começar a fazer seu marketing digital, sendo que sua empresa entrega para todo o Brasil, é preciso ficar atento e focar mais na região em que seu serviço ou produto está localizado.
Mesmo que você consiga despachar os seus produtos para outros estados, as chances de ter um frete competitivo para quem está muito distante de você diminui, então, uma grande sacada é tentar dominar a sua região: fazer anúncios, ter um posicionamento na internet, na região onde você está, assim, pessoas da sua região entrarão em seu site, seu frete será muito mais barato, às vezes até mesmo de graça, e será executado um serviço muito mais rápido.
2º Passo: Identifique quais os melhores produtos ou serviços para divulgar na internet através dos seus diferenciais
O segundo passo é entender quais são os seus melhores produtos ou serviços para poder divulgar. Sempre existe aquela questão de comparação básica, como preço, frete e garantia, então, é preciso entender qual produto realmente vale a pena.
Se você começar a divulgar no marketing digital da sua empresa um produto ou serviço que já é mais caro do que a concorrência, será preciso trabalhar muito bem esse segundo item, que são os diferenciais daquilo que você está vendendo e do serviço que você está entregando.
Caso você já tenha equiparado a oferta, e o preço ja está compatível com os seus concorrentes, a primeira coisa que o cliente, ao entrar em sua loja, irá perguntar será o seguinte: “por que comprar em sua empresa e não na do concorrente?”.
E é aí que entra seus diferenciais. Destacar os diferenciais da sua loja virtual no site da sua empresa é essencial, para que quando a pessoa já tiver feito a análise de preço, garantia e qualidade, ela entre para ver quais são seus diferenciais, assim você a conquistará, falando que seu produto tem uma garantia maior, que há mais experiência do que seu concorrente ou que o produto chega mais rápido e é mais barato.
Pode-se mostrar várias coisas que são os diferenciais, cada negócio tem o seu. Então, você precisa destacar quais são esses diferenciais na hora de montar o seu site virtual.
3º Passo: Qual o perfil do seu cliente?
O terceiro passo é o perfil do seu cliente, é preciso ter isso sempre muito claro, muito bem definido, pois é preciso entender os dados demográficos, como qual é a idade da pessoa que normalmente compra de você, o sexo, definir a região que ela está morando para que você possa entender para quem você vai anunciar, a linguagem que você tem que ter, como se expressar, se seu tom de voz será mais jovial ou usará um tom mais sério.
Tudo isso é necessário ter em mente, pois, ao identificar o perfil da pessoa na hora de fazer um anúncio no Facebook, você conseguirá encontrar essas pessoas. Além dos dados demográficos, saber também o que eles gostam de fazer e o que eles curtem nas redes sociais, ajuda na hora de criar campanhas.
4º Passo: Quais ações de marketing sua empresa vai executar
O quarto passo é definir quais serão as ações de marketing que sua pequena empresa vai realmente executar. O legal seria executar todas, mas, às vezes, isso não é possível pelo fato de você ser uma empresa pequena com orçamento enxuto, então vou passar pelas principais para que você possa escolher aquelas que fazem mais sentido para o seu cenário atual.
Na divulgação, você precisa definir qual é o seu principal canal de vendas: se é seu site, sua loja virtual, sua rede social, seu WhatsApp, enfim. É preciso ter isso muito bem definido, pois é para esse canal de vendas que vamos mandar todas as pessoas que encontrarmos na internet através do marketing digital.
Às vezes, o seu o melhor canal de vendas é WhatsApp, porém, não tendo conhecimento disso, você pode acabar fazendo campanhas que levarão seu público ao site institucional da sua empresa, o que faz com que o marketing digital deixe de ser efetivo. Então, definir qual é o seu canal de vendas principal e mais efetivo é uma grande sacada na hora de começar a fazer as ações de marketing.
Após entender quais serão as formas de divulgação, o marketing digital nada mais será do que mostrar aquilo que você está ofertando para o mundo através da internet.
Uma das formas que você pode fazer é através de anúncios. Você pagará para aparecer nas redes sociais, no Google e em outros canais, a grande vantagem é a exibição imediata. Já que você pagou e criou os anúncios no Google, no mesmo dia já aparecerá no Facebook. Essa é uma ação muito imediata. O caminho mais rápido é o patrocínio de suas campanhas, ou seja, os anúncios pagos.
É fundamental ter em mente que para fazer essa divulgação será preciso tirar dinheiro do bolso, do caixa da empresa. Então, se há alguma coisa que você vai fazer de forma recorrente, é legal já colocar no planejamento da sua pequena empresa. Você precisará todo mês tirar uma verba para fazer esses anúncios e poderá fazer isso de forma constante.
Visto que está dando certo a sua divulgação, faz sentido continuar anunciando mês após mês, por isso é muito importante sempre mensurar os resultados para ter certeza do que está dando certo, a fim de aplicar seu dinheiro da melhor forma possível.
É possível anunciar no Google, pois lá há a função de criar anúncios, os quais aparecem nos primeiros resultados. Você também pode anunciar no Facebook, no Instagram e no LinkedIn, é preciso apenas entender como cada um desses canais funcionam.
No google, vai ser preciso entender quais são os termos os quais seus clientes digitam, a fim de que você crie um anúncio, e quando eles digitarem o termo na busca, apareça seu anúncio. Assim, ele clicará e irá para o seu site. No próprio Google é possível definir qual é a região que seus anúncios podem chegar.
No LinkedIn, a grande sacada é você usar, principalmente, quando vai fazer serviços, normalmente, B2B, pois ele possui um ambiente mais corporativo, tendo mais pessoas com foco no trabalho.
Sem ser a parte dos anúncios pagos, tem a parte do trabalho orgânico, que nada mais é do que aparecer nas redes sociais ou no Google, aparecendo nas primeiras posições sem recorrer aos anúncios pagos.
Pensando no Google, que é o canal o qual a maioria das pessoas usam, quase 98% dos brasileiros utilizam-no para pesquisar algo. E estar bem posicionado nele ajuda muito a trazer pessoas para dentro do nosso site, e sem pagar nada, desde que estejamos entre aqueles dez primeiros resultados que aparecem na primeira página.
Então, o que você precisa fazer para melhorar o seu posicionamento e ficar nas primeiras posições do Google? Você precisa criar um conteúdo muito relevante, seja na página dos seus produtos, dos seus serviços e responder dúvidas frequentes dos seus usuários, assim você terá chances de aparecer bem posicionado. Se alguém pesquisar alguma dúvida relacionada ao seu produto ou serviço, você vai ter o conteúdo lá no seu blog, em uma área de artigos dentro do seu site, num FAQ, para que você responda essa dúvida.
O grande diferencial dessa estratégia orgânica para a estratégia paga é que leva um pouco mais de tempo para ter um bom posicionamento. Essa é uma estratégia de médio a longo prazo, pois é preciso criar conteúdo de qualidade no site, além de deixá-lo rápido e funcional no celular, pois, hoje, o Google está focado para as pesquisas de celular, já que tem muito mais pessoas utilizando.
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5º Passo – Como colocar tudo em prática?
O quinto passo é como você vai colocar tudo isso em prática; primeiro, tem que definir qual a importância do marketing para sua pequena empresa, quando a empresa é pequena, e o time e a verba são reduzidos. Se não for uma prioridade dentro da sua empresa, o marketing não vai acontecer, ele vai ficar sempre para depois, e ficando para depois, nunca será feito.
Colocando o marketing como prioridade, é preciso definir um cronograma de atividades. Não adianta ser: “apenas quando sobrar um tempo, alguém faz”. Não vai sobrar tempo, essa é a realidade da maioria das pequenas empresas.
Colocá-lo dentro do cronograma da equipe, como uma tarefa, o ajudará a sair do papel.
O próximo passo é definir qual é o melhor método de execução, saber se a equipe existente hoje, que está trabalhando com você, é capaz de executar marketing digital. Se não for, você terá que contratar uma equipe para executar o seu marketing, ou, ainda, ter que contratar uma agência de marketing digital para desempenhar esse serviço.
Esses são três cenários possíveis que você terá que entender para que o marketing digital realmente aconteça. Se não quiser contratar um time muito grande para fazer essas várias frentes de trabalho, uma dica é contratar uma pessoa para ser o seu gerente ou responsável de marketing, assim ele contratará o serviço sob demanda de uma agência de marketing digital, assim você terá economia de recursos.
Bom, esses são, basicamente, os passos que eu queria passar para você que tem uma pequena empresa e está querendo fazer o marketing digital.
Se você ficou com alguma dúvida, entre no site da Consultoria Digital e solicite uma análise grátis. Meu time mandará a você várias insights para você poder começar a aplicar agora mesmo no planejamento de marketing de sua pequena empresa.