Toda empresa deseja ver os seus negócios crescendo de forma acelerada. Para isso, o mercado está sempre desenvolvendo novas metodologias e técnicas que ajudam os empreendimentos a alcançarem esse objetivo.
Uma das tendências dos últimos anos é o Growth Marketing (ou Marketing de Crescimento). Essa metodologia já faz parte do core de muitas empresas do Vale do Silício e promete revolucionar também o mercado brasileiro.
Neste artigo, explicamos o que é Growth Marketing, como ele se diferencia de estratégias de Marketing tradicionais e como você pode aplicá-lo em seu negócio. Vamos lá?
O que é Growth Marketing?
O Growth Marketing é caracterizado por um conjunto de estratégias voltadas para o crescimento exponencial de negócios com perfil inovador.
É importante destacar que seu foco vai muito além das vendas, ainda que elas sejam o grande motor do crescimento para a maioria dos empreendimentos.
A metodologia também procura reter clientes e torná-los verdadeiros embaixadores de seus produtos, gerando um público fiel e uma receita recorrente.
Marketing Tradicional x Growth Marketing
O Marketing focado em crescimento tem particularidades muito próprias que o diferencia das abordagens mais tradicionais. Para começar, enquanto o Marketing Tradicional está focado em gerar mais awareness para marcar e aumentar as vendas, o Growth Marketing olha além, pensando em soluções diferenciadas para gerar mais lucro em todas as fases do funil de vendas.
Também é importante notar que o Growth Marketing está inserido em fases anteriores à venda do produto, participando, por vezes, da prototipação de novas soluções, enquanto o jeito tradicional de fazer Marketing pensa apenas em vender produtos já existentes.
As diferenças no funil de vendas
Ainda falando sobre as diferenças entre o Marketing Tradicional e o de Crescimento, é importante notar que os funis de vendas aplicados nessas estratégias também não são iguais.
Um funil de vendas é, na verdade, um modelo que visa estruturar todos os passos tomados pelos clientes antes de realizar uma conversão. Esses passos não são claros da perspectiva do próprio cliente, é claro, mas devem ser mapeados internamente para maximizar as oportunidades de vendas.
Enquanto um funil de vendas tradicional apresenta fases como descoberta, consideração, conversão e fidelização, o funil para o Growth Marketing é mais abrangente, adicionando fases como ativação, retenção, monetização e indicação.
Entenda agora algumas dessas fases mais profundamente:
Awareness: determina como seus clientes conhecem a sua marca, produto ou serviço.
Ativação: cria um momento de empolgação em relação ao produto, algo que diferencia a sua proposta das demais.
Retenção: hora de pensar em soluções para manter o máximo de usuários ativos possível. Mais do que uma conversão, o Growth Marketing se interessa por clientes recorrentes.
Monetização: essa etapa marca a junção de esforços e estratégias para gerar o maior número de conversões e aumentar a receita. Isso pode ser feito por meio do upsell, cross sell ou outras estratégias de vendas otimizadas.
Indicação: nenhuma campanha de Marketing será tão efetiva quanto a indicação de uma pessoa que você confia, e o Growth Marketing deseja usar isso a favor da sua empresa. O intuito é fazer com que os clientes fiquem tão satisfeitos que indiquem o seu produto ou serviço.
Ferramentas para Growth Marketing
As ferramentas de Growth têm o intuito de otimizar o trabalho de profissionais da área e permitir o gerenciamento de tarefas operacionais e estratégicas com mais qualidade.
Conheça alguns dos recursos mais adorados por profissionais de Growth Marketing:
- Google Analytics;
- Hotjar;
- Google Tag Manager;
- Análise Cohort;
- Pesquisas NPS.
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