A ferramenta Google Trends pode ser usada para analisar a popularidade das principais buscas realizadas no Google de diferentes formas. Com ela, é possível acompanhar a evolução do volume de buscas por determinadas palavras-chave, já que um gráfico é utilizado para mostrar todas as comparações ao longo do tempo.
Atualmente, o Trends é uma ferramenta valiosa para o Marketing, pois ajuda a obter informações relevantes sobre as demandas do mercado e sobre os assuntos mais buscados. A partir dos dados obtidos pela plataforma, as empresas podem entender os hábitos de consumo dos clientes; afinal de contas, os brasileiros mudaram seus comportamentos de compra.
Quais as principais funções do Google Trends?
Como a própria tradução diz, essa ferramenta mostra as principais tendências pesquisadas. Com ela, pode-se pesquisar palavras-chave e filtrar por categorias, como notícias, imagens, compras, YouTube e outras opções. Um exemplo disso é que o Brasil nunca pesquisou tanto pelo termo “racismo” quanto neste ano.
Dessa forma, saiba mais sobre outras funções da plataforma:
Página de início
A home do Google Trends mostra em destaque uma coleção de insights e matérias que estão em alta no momento, o que permite encontrar novidades e descobrir assuntos relevantes para desdobramento.
Ampla visão
Dentro do Trends, é possível ter uma visão geral dos termos mais buscados, seja por região ou no mundo! Isso se torna um guia na hora de escolher temas nacionais ou internacionais para serem abordados em uma empresa.
Comparação de termos
Além de analisar os termos mais pesquisados, o Google Trends permite que você compare quais são as palavras mais usadas e relevantes para utilizar em um texto. Sendo assim, a plataforma aponta se o ideal é usar “culinária brasileira” ou “comida brasileira”, por exemplo. Escolher pelo termo mais buscado torna o conteúdo mais relevante, posicionando o artigo entre os primeiros resultados.
Mais pesquisados
Essa aba é bastante interessante, pois faz uma retrospectiva dos termos mais buscados do último ano. Com ela, pode-se acessar dados antigos e filtrar os resultados pelo ano que desejar e, assim, estudar mais sobre as tendências e suas evoluções.
Como o Google Trends auxilia as ações de SEO e Marketing Digital
Saber quais são as palavras-chave e os termos mais buscados na Internet são ações essenciais para as estratégias de SEO. Algumas empresas têm dúvidas sobre quais ferramentas usar para saber sazonalidade nas buscas, e o Google Trends pode ser uma alternativa.
Essa plataforma é poderosa para a otimização de sites e mecanismos de buscas, podendo ajudar um site a ter uma posição melhor no ranking de resultados. As estratégias de SEO incluem práticas de pesquisas de palavras-chave e estudos de termos atuais e expressivos.
Outra vantagem de usar o Google Trends em campanhas de Marketing Digital é que, por meio dele, é possível analisar os picos de interesse das pessoas por assuntos e temas, fazendo com que, dessa maneira, a empresa consiga se antecipar e planejar um conteúdo baseado nessas informações.
Para as empresas que utilizam técnicas de SEO, o Trends aumenta o desempenho das estratégias, realizando o trabalho de monitoramento, uma vez que essa ferramenta foi criada justamente para facilitar o trabalho de empresas que querem oferecer conteúdos relevantes e de acordo com o que o público está consumindo no momento.
O Google Trends pode melhorar as estratégias de Marketing Digital e ser muito útil para as técnicas de SEO. Usar essa plataforma pode melhorar a presença de uma empresa na Internet de forma assertiva, além de permitir o acompanhamento das mudanças sazonais.