O Google Shopping usa métricas variadas para exibir anúncios, e uma das principais delas é a compra de espaços no sistema de busca da plataforma. Mas, a novidade é que ele vai passar a disponibilizar anúncios de produtos gratuitamente. Os testes começaram em abril nos Estados Unidos, onde uma listagem gratuita de produtos foi inserida nessa aba do Google.
Assim, os consumidores encontram mais variedade na aba de resultados de busca, o que além de ser bom para os usuários, também é uma mudança favorável para e-commerces menores, que terão a oportunidade de alcançar e se conectar com mais pessoas.
O objetivo principal dessa ideia é fazer o mercado girar. Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que a ação movimente, até o final deste ano, bilhões de dólares.
A novidade também estará disponível no Brasil
A listagem gratuita de produtos no Google Shopping virá para o Brasil a partir da segunda quinzena do mês de outubro, facilitando a divulgação de negócios brasileiros. Essa é uma maneira do Google Shopping Brasil apoiar as empresas do País em um momento de transformação digital, levando-as a possíveis compradores, sem existir diferenciação entre anúncios pagos ou não.
A seção do Google Shopping Brasil aparece na barra superior da busca e tem um acesso direto. A listagem de produtos mostra aos consumidores a imagem da mercadoria, preço, descrição, disponibilidade, opções e outros. Ou seja, os consumidores vão notar uma maior variedade de lojas e produtos na aba da plataforma. Outra novidade do Google Shopping são os selos inseridos nos anúncios para auxiliar os consumidores.
Essa mudança fará com que e-commerces brasileiros estejam presentes no Google Shopping Brasil sem custo, alcançando milhões de usuários brasileiros que usam a plataforma diariamente para buscar produtos.
Como anunciar no Google Shopping Brasil gratuitamente?
Os anúncios gratuitos serão feitos pela plataforma da empresa Merchant Center, mesmo canal usado para a divulgação de anúncios pagos; assim, as empresas que já a usam não precisam fazer nenhum esforço extra, e os anúncios gratuitos serão como um reforço para aqueles que pagam campanhas de divulgação. Veja como anunciar no Google e acesse a central da Merchant Center para ter mais detalhes.
A promessa da mudança do Google Shopping é trazer resultados positivos para e-commerces que não investem em anúncios, o que mostra o interesse do Google em incentivar as vendas on-line – visto que nem todas as empresas podem pagar pelos anúncios do Google Shopping, principalmente no momento atual de pandemia e crise econômica.
Otimize os anúncios do Google Shopping com SEO
A gratuidade dos anúncios no Google Shopping vai aumentar ainda mais a concorrência entre os e-commerces. Sendo assim, é essencial otimizar o site de sua empresa para se destacar entre tantas opções que existem no ambiente on-line.
Lojas virtuais precisam estar constantemente em destaque nos mecanismos de busca da web e, por isso, utilizar estratégias de SEO é um diferencial poderoso para garantir o potencial de engajamento do site. Ter um planejamento com SEO é indispensável para atingir e, até mesmo, superar os resultados esperados.