Quando falamos de varejo no meio digital, certamente, um dos primeiros nomes que nos vem à mente é o Google. Durante a quarentena, o buscador tem implementado diversas atualizações e oferecido alguns diferenciais aos varejistas, como a disponibilização de opções de mensagens, horários especiais para retirada no estabelecimento, botões para entrega de produtos e muitas outras opções, no Google Meu Negócio.
Além de todas as facilidades oferecidas pela plataforma, o Google também ativou selos de “Recolha na calçada” para os anúncios de catálogo local. Esse recurso foi implementado oficialmente na segunda-feira (11), aparecendo na parte superior dos anúncios qualificados nas buscas por PC ou dispositivos móveis.
Como ativar o selo no seu estabelecimento?
Dessa forma, o varejista que deseja ativar o selo deve atender aos critérios de coleta na loja e possuir disponibilidade de produtos para retirada no mesmo dia ou no dia seguinte, a partir do momento em que o pedido é realizado. Para isso, o responsável deve entrar em contato com um dos representantes do Google para preencher um formulário.
No entanto, esse recurso está disponível apenas nos seguintes locais: Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Japão, Holanda, Noruega, Suécia, Suíça, Reino Unido e EUA.
Recursos de compra online
Além da ativação do selo, o Google também disponibilizou botões como “Na loja” e “Comprar online” em pesquisas para dispositivos móveis, quando há intenção de compra local. Essa ação foi utilizada há um tempo, apesar de ter sido desativada, mas voltou a funcionar atualmente.
Sua utilização ocorre da seguinte maneira: os usuários podem clicar em uma das guias ou deslizar pelo carrossel de produtos e navegar entre as opções “Na loja” e “Comprar online”, oferecendo a opção de compra para consumidores que não podem ou não desejam sair de casa para adquirir determinado produto.
Essa atualização tem sido muito útil, tanto para estabelecimentos quanto para consumidores, uma vez que o comércio eletrônico tem crescido de forma exponencial durante a pandemia, bem como a demanda por produtos e serviços no meio digital.
Com isso, a atualização dos recursos, no Google Meu Negócio e no Google Shopping, facilita o consumo da população, que preza pela praticidade e agilidade nas compras.