A experiência do cliente com a sua empresa começa antes mesmo que ele veja seu site pela primeira vez, você sabia? Mais do que nunca, o tempo de carregamento de páginas é um fator crucial para que o usuário tenha uma boa experiência com a sua marca.
Caso uma página do seu site demore mais do que o esperado para carregar, pode ser que essa relação comece com o pé esquerdo, ou pior, nem seja iniciada. Se você quer entender melhor sobre a experiência do usuário, nós recomendamos a leitura deste texto.
Por que meu site mobile precisa ser rápido?
Uma pesquisa publicada pela StatCounter Global Stats mostra que o acesso à internet proveniente de dispositivos móveis e tablets já representa mais da metade de todo o uso da internet no mundo, mais especificamente 51,3%.
Mais do que nunca, a rapidez de um site é um fator crucial não só para que as pessoas o acessem, mas para que as ferramentas de busca, como o Google, classifiquem a página entre os primeiros resultados de pesquisa. Se o seu site demora mais de 2 ou 3 segundos para mostrar algum conteúdo, mesmo que seja apenas textos, você pode estar perdendo a atenção de clientes valiosos. É simples assim.
Você sabia que o Google mudou completamente para mobile-first?
O que o Google tem a dizer?
Uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela 55 e pela Deloitte analisou 37 sites de importantes marcas da Europa e dos Estados Unidos nos mercados de varejo, consumo de luxo, viagem e geração de leads.
Achados do estudo apontam que a otimização do tempo de carregamento em 0,1 segundo gerou 8,4% mais vendas para o varejo e 10,1% para o segmento de viagens. Enquanto isso, para sites de geração de leads, a taxa de rejeição caiu 8,3% com a mesma otimização.
Como adaptar o meu site?
Agora que você tem ideia da importância da rapidez do seu site, principalmente no mobile, precisa entender melhor quais são os passos a serem adotados para melhorar a experiência do seu cliente em seu site.
O primeiro passo é testar a velocidade do seu site. Existem muitas opções de ferramentas disponíveis na internet para que essa análise seja feita.
Outra importante prática é pensar no design de seu site dando prioridade às plataformas móveis. A criação de sites responsivos tem como principais características o redimensionamento de imagens, a simplificação de elementos na tela, adaptação de botões, dentre outras ações.
Essas, entretanto, não são as únicas práticas a serem postas em práticas para a melhora do desempenho de seu site. Esperamos que este artigo seja apenas o início da jornada de otimização do site da sua empresa.
Como a Consultoria Digital pode te ajudar?
A Consultoria Digital é uma agência de marketing digital e de inbound marketing especializada em soluções digitais, como a criação de sites responsivos e otimizados para SEO. Sua missão é ajudar seus clientes a se estabelecerem no mundo digital.
A criação de sites de alta performance está entre os serviços mais procurados dentre os oferecidos pela Consultoria Digital. Acesse nosso site e saiba como nós podemos ajudar a sua empresa.