Se você tem um site ou um e-commerce, provavelmente já sabe que, de tempos em tempos, o Google faz algumas atualizações em seu algoritmo.
Essas atualizações têm o intuito de tornar mais eficiente o uso da ferramenta de busca, corrigindo problemas e estabelecendo novos parâmetros de qualidade para as páginas indexadas no Google.
Apesar de melhorar a experiência para os usuários, nem sempre essas atualizações são boas notícias para as empresas e seus sites. Sem a adequação necessária, os sites podem perder posicionamento orgânico e ver seu número de visitantes diminuir.
O Google Page Experience, que tem previsão de lançamento para junho de 2021, é mais uma dessas atualizações. Neste artigo, falamos sobre os principais pontos desse novo fator de ranqueamento.
O que é o Google Page Experience?
O Google Page Experience é a mais nova atualização do algoritmo do Google. Seu objetivo é estabelecer uma série de parâmetros que ajudem a ferramenta a determinar como os usuários interagem com determinada página, independentemente do seu conteúdo.
As novas métricas, chamadas de Core Web Vitals – ou Métricas Essenciais da Web, em português – levam em consideração os seguintes parâmetros:
Desempenho de carregamento da maior parte da página (LCP);
- Tempo de resposta da página para ações dos usuários (FID);
- Estabilidade do layout da página (CLS);
- Uso de protocolo HTTPS – dentre outros.
Algumas dessas métricas foram criadas especialmente para essa atualização, permitindo uma análise mais aprofundada da usabilidade das páginas. Falamos com mais detalhes sobre cada um desses parâmetros ao longo dos próximos tópicos.
Quais são as métricas de avaliação do Page Experience?
As novas métricas de avaliação dessa atualização do algoritmo foram chamadas de Core Web Vitals e, como explicamos no tópico anterior, elas têm o intuito de medir a qualidade da experiência que uma página proporciona ao usuário.
Todos esses parâmetros se dividem em três principais métricas: Largest Contentful Paint, First Input Delay e Cumulative Layout Shift. Alguns desses parâmetros trouxeram conceitos completamente novos, enquanto outros aperfeiçoaram alguns dos pontos que o Google já levava em consideração. Entenda melhor a seguir.
Largest Contentful Paint (LCP)
O parâmetro Largest Contentful Paint, ou Maior Exibição de Conteúdo, tem o intuito de avaliar a velocidade de carregamento de uma página. Sites que apresentam uma boa experiência devem carregar o primeiro conteúdo em 2,5 segundos ou menos.
Uma das maneiras de melhorar o desempenho de carregamento do seu site é otimizando o tamanho de imagens, verificando erros nos códigos de programação e avaliando o tipo de hospedagem utilizada pelo site.
Aqui vão algumas dicas:
- Implemente a técnica Lazy Loading. Ela permite que as imagens sejam carregadas apenas mediante a rolagem do usuário na página. Dessa maneira, imagens ao fim do seu artigo, por exemplo, só serão carregadas se o seu leitor efetivamente chegar até lá.
- Utilize o pré-carregamento e o cache em páginas estáticas do seu site.
- Use sites de compactação de imagens para torná-las menores (sem perder a qualidade).
First Input Delay (FID)
A Latência na Primeira Entrada, ou First Input Delay, serve para medir a interatividade das páginas. Em outras palavras, esse parâmetro pode medir o quão rápido – ou devagar – a página demora para atender um comando do usuário.
Esse comando pode ser, por exemplo, apertar um botão, abrir uma nova seção do site, mudar de categoria… enfim, qualquer ação possível dentro de uma página. Para o Google, o FID deve estar abaixo de 100 milissegundos.
Aqui estão alguns fatores que podem estar atrapalhando o FID do seu site:
- Não utilizar o protocolo HTTP/2;
- Imagens pesadas;
- Arquivos JS e CSS pesados.
Cumulative Layout Shift (CLS)
A Mudança de Layout Cumulativa mede a estabilidade do layout de um site. Esse parâmetro penaliza sites cujo layout muda repentinamente, como quando há instabilidade na posição de botões, mudanças desnecessárias na organização das informações e mais.
Para ser considerado estável, um site precisa ter uma pontuação de CLS menor que 0,1.
Essa mudança pode prejudicar sites com anúncios intrusivos, por exemplo. Por isso, é importante planejar um espaço específico para fins publicitários, além de prestar atenção a pop-ups que mudam a organização da página.
Como se preparar para essa atualização do Google Page Experience?
Todas essas variáveis podem ser monitoradas de perto com ferramentas do próprio Google. Veja algumas:
- Google PageSpeed Insights;
- Lighthouse;
- Google Search Console;
- Chrome UX Report.
Além dos aspectos técnicos, também é importante focar na qualidade do seu conteúdo para garantir uma boa experiência aos seus leitores e usuários.
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