Nesta quinta-feira dia 26 de Fevereiro foi anunciado no Webmaster Central Blog, canal oficial do Google, que sites mobile-friendly serão considerados como um fator de ranqueamento a partir de 21 de Abril.
Isso vai afetar as buscas mobile em todos os idiomas e causará um impacto significante nos resultados de busca.
Nos últimos anos vemos o Google investindo cada vez mais em ferramentas que auxiliam aos webmasters criarem sites que funcionam corretamente em dispositivos móveis.
Abaixo segue um vídeo onde eu explico tudo o que você precisa saber sobre SEO para Mobile.
Guia Definitivo sobre SEO Mobile
Existem 3 opções para desenvolver um site mobile.
- Design Responsivo
- Exibição Dinâmica
- m.site
m.site
Está não é a melhor alternativa para produzir um site otimizado, porém é uma alternativa muitas vezes necessária. Neste caso existe uma versão desenvolvida exclusivamente para mobile e normalmente fica em um subdomínio.
Algumas pessoas já me perguntaram se o Google favorece algum formato de URL, por exemplo com subdomínios. A resposta é não! O Google não favorece nenhum formato de URL em particular.
Para que o m.site funcione em total harmonia com o seu site Desktop você precisa seguir os passos abaixo:
- Cada URL para Desktop deve possuir outro URL equivalente no m.site.
- O usuário deve ser redirecionado automaticamente de acordo com o seu user agent.
Algumas configurações necessárias:
- Na página para desktop, adicione a tag rel=”alternate” e aponte para o URL do m.site. Isso ajuda o Googlebot a detectar o local das páginas para celular.
- Nas páginas do m.site, adicione uma tag rel=”canonical” que aponte para o URL da versão desktop correspondente.
- Configure seu servidor para incluir o cabeçalho HTTP Vary correto.
O cabeçalho HTTP Vary é parte da resposta do servidor a uma solicitação, para ver essa informação utilize a ferramenta Web-Sniffer.
Você deverá encontrar uma linha na similar a esta:
Vary: User-Agent
Exibição Dinâmica
Está é uma outra alternativa, mas ainda não é a ideal. A exibição dinâmica é uma configuração na qual o servidor responde com diferentes HTMLs (e CSS) no mesmo URL, dependendo do user agent que solicita a página, ou seja, serão exibidas páginas diferentes de acordo com o dispositivo que a pessoa estiver utilizando.
Neste caso também precisamos ajustar o HTTP Vary para que o Googlebot entenda que este comportamento deve-se devido o redirecionamento por user agent, ou seja, tudo para que o usuário tenha uma ótima experiência ao navegar no seu site independente do dispositivo utilizado.
Outra detalhe é que não se aplicam as configurações de rel=“alternate” neste cenário.
Design Responsivo
Está é a solução definitiva. Neste cenário o servidor sempre envia o mesmo código HTML para todos os dispositivos, e o CSS é utilizado para ajustar o site de acordo com o dispositivo.
Abaixo estão algumas vantagens desta solução:
- Ter apenas uma URL para o conteúdo facilita que seus usuários interajam, compartilhem e criem links para seu conteúdo.
- Os usuários não precisam ser redirecionados para chegar à visualização otimizada para o dispositivo, o que reduz o tempo de carregamento.
- O Googlebot precisa rastrear suas páginas apenas uma vez. Isso pode ajudar o Google a manter o site atualizado.
- Você precisa criar apenas um site.
Dicas para construir sites multiplataforma otimizados
Para desenvolver sites mais rápidos e com a conversão otimizada fique atento aos seguintes pontos:
- Pense Mobile First
- Crie uma experiência familiar
- Pense no contexto do usuário
- Use todo o poder do Mobile
Mobile First
Está é uma técnica utiliza para criar um site projetando primeiramente a sua versão mobile e somente depois ir incrementando a página com mais conteúdo e funcionalidades.
Desta forma conseguimos focar no que é realmente importante para versão mobile e conforme avançamos para tamanhos de telas maiores podemos adicionar novos itens a visualização. Além de ter todas as funcionalidades necessárias na versão mobile também podemos otimizar o carregamento dos arquivos de acordo com o dispositivo utilizado, ou seja, não precisamos carregar imagens da versão Desktop quando estamos navegando no celular. Isso faz com que o site ganhe velocidade.
Experiência Familiar
Se o usuário já utiliza o seu site no computador, provavelmente procurará as mesmas funcionalidades na versão mobile. Desta forma, mantenha as principais funcionalidades tanto nos computadores quanto em celulares e tablets.
Contexto do usuário
Pense o que o usuário deseja realizar em cada dispositivo. Seja encontrar o telefone, o endereço ou comprar algum produto ou serviço. Descoberto isso, valorize estas funcionalidades de acordo com cada dispositivo.
Poder do Mobile
Utilize-se de todos os recursos que os dispositivos móveis oferecem, seja o GPS, acelerômetro ou até mesmo uma funcionalidade mais simples como um link para ligação diretamente do celular:
Exemplo:
Ligue agora: <a href=”tel:1151024777″>(11) 5102-4777</a>
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