Com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários no site, o Google vem exibindo os resultados de pesquisa sugeridos com base em atividades recentes. Essas sugestões oferecidas aparecem realçadas em negrito e itálico, como um link abaixo da palavra ou frase pesquisada.
A novidade desse recurso consiste em sugerir termos com base em pesquisas recentes feitas pelo usuário, visando otimizar sua busca de forma mais rápida e prática. Sendo assim, com base no histórico de buscas, os resultados mostrados podem ser uma combinação entre pesquisas feitas recentemente e o termo que está sendo procurado no momento.
O que mudou com a atualização
É necessário que os usuários estejam, o tempo todo, conectados às suas contas do Google, para que o algoritmo realize as sugestões de modo eficiente. Ao contrário, se o usuário optar por navegar em uma janela anônima, por exemplo, não encontrará os termos sugeridos pelo buscador.
Além de produtos oferecidos por comércio eletrônico, o novo recurso flexibiliza pesquisas como “mecanismo de pesquisa do Google” para “notícias sobre mecanismos de pesquisa”, estimulando a experiência do usuário para algo mais prático e informativo.
As combinações de consulta também são realizadas pelo histórico de pesquisas, uma vez que um usuário pode pesquisar por “Disney”, após realizar uma busca por “serviços de streaming”, e se deparar com o resultado: “streaming da Disney”.
Mudanças nas tendências de consumo
Além de facilitar a experiência do usuário dentro do site, é possível que o novo recurso tenha influência no comportamento de compra dos visitantes, visto que expõe opções de produtos e serviços que talvez o usuário não esteja considerando no momento.
Apesar de existirem recursos semelhantes, como “pesquisas relacionadas” e a sugestão “as pessoas também perguntam”, o Google não explicita qual é a melhor opção de busca entre os termos. Nesse caso, com base no histórico de pesquisas, é possível oferecer um melhor envolvimento entre o usuário e o site.