Google, Nubank e Mercado Pago se juntaram para a criação da Fundação Zetta, com o objetivo de ajudar na expansão da inclusão financeira. O anúncio foi feito na última quarta-feira (10). A nova fundação tem como foco atuar de forma colaborativa com o setor financeiro, incentivando na inclusão e inovação, que são as palavras de ordem, digitalizando serviços financeiros a partir do uso da tecnologia de forma responsável e em segurança, além da redução de burocracias.
A fundação também pretende atuar de maneira distinta em relação a outras instituições do mesmo setor, como, por exemplo, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileiras de Bancos (ABBC). Entre as empresas participantes, estão nomes como o Banco Inter, Grupo Movile, Creditas, entre outros.
Em anúncio para a imprensa, Google, Nubank e Mercado Pago disseram que se juntaram na tentativa de desenvolver as finanças da população do Brasil, com práticas que incentivam ações empreendedoras, digitalizando serviços financeiros e econômicos.
O objetivo é causar algum tipo de impacto positivo àquelas milhares de pessoas que não tem como acessar instituições financeiras convencionais. Bruno Magrani, presidente da associação e diretor de Relações Internacionais do Nubank, contou, em entrevista ao jornal Valor Econômico, que a Fundação Zetta é uma espécie de fórum para discussões sobre processos inovadores e modernos do setor financeiro, os quais colocarão as necessidades dos clientes como protagonistas dos debates.
François Martins, diretor de Relações Governamentais do Mercado Pago, ainda contou, em entrevista para o Estadão, que a fundação tem como característica a aliança entre o conhecimento técnico e práticas mais dinâmicas, com a inteligência sobre o mercado.
As negociações sobre a nova associação e sua criação tiveram início ainda no ano de 2019, mas foram impulsionadas no período da pandemia de Covid-19, momento em que os serviços digitais do setor financeiro ganharam impulso.
Estudo com análises sobre o cenário financeiro brasileiro
No mesmo momento do anúncio sobre a aliança entre Google, Nubank e Mercado Pago, também foi feita a divulgação da primeira pesquisa realizada pela Fundação Zetta sobre “O papel da tecnologia na recuperação econômica”, que investigou os reflexos positivos dos mecanismos de inovação em território brasileiro no período do isolamento social causado pela pandemia de Covid-19.
O estudo também trouxe detalhes sobre a relevância das empresas do ramo de tecnologia durante o período pandêmico, fazendo um apanhado das buscas por temas relacionados aos serviços digitais, como aberturas de contas digitais e o uso de cartões de crédito durante esse período.
A pesquisa traz informações que revelam que a quantidade de clientes utilizando cartões de crédito cresceu em 29% entre os meses de fevereiro e novembro do último ano, além de uma maior adesão ao parcelamento de compras utilizando esses cartões. Além disso, o Google também divulgou lista com as principais buscas no ano de 2020 e com as prioridades dos brasileiros em 2021.
Leia também: Google não vai mais rastrear usuários para vender anúncios