O Google Notícias vem surpreendendo ao lançar atualizações bem relevantes para os usuários. Em outubro, anunciaram uma iniciativa dentro da plataforma para apoiar o jornalismo de qualidade e para incentivar o compartilhamento de conteúdo jornalístico sério e responsável.
A afirmação dada pelo Google Notícias é que a prioridade da plataforma é manter a confiança dos usuários na busca por informações, por esse e outros motivos, os resultados das buscas são dados por relevância e não por parcerias pagas.
Além disso, a empresa informou que nos últimos anos vem investindo pesado na criação de estratégias tecnológicas para aprimorar os serviços de notícias que oferece. Recentemente, o Google Notícias também divulgou outras novidades para tornar a plataforma ainda mais interessante e completa. Confira quais são!
Exibição de mais notícias de jornais brasileiros
A atualização do Google Notícias trouxe a adição de mais veículos brasileiros à plataforma, inserindo no catálogo o Meio Norte, o Diário do Pará e a revista IstoÉ, que se juntam a, aproximadamente, 30 veículos do Brasil, incluindo UOL, O Tempo, Estadão, Folha de Pernambuco e GZH.
Painel de fatos checados
Um novo painel foi inserido no Google Notícias com o objetivo de destacar notícias checadas por agências de verificação e veículos jornalísticos, ou seja, o Google não está envolvido no ato de checar as notícias. Mesmo assim, a intenção é facilitar e ajudar o usuário a acessar notícias verdadeiras, mostrando para o brasileiro o que é fato e o que pode ser fake news.
Essa nova solução teve ligação direta com o período de eleições e a parceria com o Tribunal Superior Eleitoral. Essa seção é inédita no mundo e está localizada na coluna lateral da direita (versão web) e na aba “manchetes” (no aplicativo).
No painel de fatos checados do Google Notícias, o leitor tem acesso a notícias verdadeiras e oficiais sobre as eleições municipais e informações sobre a importância do voto. Além disso, o Google Notícias redireciona os leitores diretamente para a página do TSE para ver os resultados oficiais das urnas.
Outra questão abordada nessa seção da plataforma é a Covid-19, o Google exibe notícias locais sobre Covid-19 para atender à alta demanda de pesquisas. Acessando a aba, o usuário confere notícias, protocolos e recomendações da OMS para precaução da contaminação.
Opções de assinaturas pagas
De acordo com a diretora de parcerias de produtos de notícias para a América Latina do Google, essa novidade é uma maneira de incentivar os usuários a se cadastrarem no site da publicação, assim, cria-se uma oportunidade de relacionamento com o usuário e a possibilidade de gerar receita por meio das assinaturas.
Sendo assim, jornais que trabalham com monetização podem enviar notícias protegidas para a plataforma, dessa forma os leitores só poderão acessar a matéria caso tenham assinado o canal de comunicação.
O aplicativo do Google Notícias também recebeu atualizações para melhorar a experiência do usuário, tornando mais fácil encontrar conteúdo jornalístico local. Além disso, o Google oferece sugestões com base no histórico de pesquisa do usuário, exibindo notícias relacionadas para o gosto de cada leitor.