A importância de um site responsivo faz com que os usuários permaneçam mais tempo na plataforma, por isso, o Google mudará completamente sua indexação para mobile-first até setembro deste ano. Isso permite que, atualmente, 70% dos sites exibidos no mecanismo de busca estejam otimizados para essa atualização.
Portanto, até o prazo de setembro de 2020, todos os sites serão rastreados e indexados corretamente pela plataforma, sendo atualizados e desenvolvidos especialmente para dispositivos móveis, possibilitando uma melhor experiência aos visitantes. Sendo assim, a maioria dos sites já está em fase de indexação para dispositivos móveis e será possível verificar se o site foi acessado via Google Search Console.
De acordo com o Google, muitos dos sites mostrados nos resultados de pesquisa são favoráveis à indexação em dispositivos móveis, sendo 70% dos apresentados já alterados, logo, é muito provável que seu site já tenha sido otimizado ou esteja em período de alteração. No entanto, isso não aconteceu da noite para o dia; o Google vem trabalhando essa questão há quatro anos, com toda preparação necessária para que a mudança seja benéfica para ambos.
Por isso, se o seu site ainda não foi atualizado, talvez você receba uma notificação do Google sobre mais informações, mas saiba que o prazo para a finalização das mudanças está estabelecido em setembro de 2020. Caso seu site apresente problemas técnicos ou dificuldades com o rastreador mobile, isso poderá influenciar sua indexação e prejudicará sua classificação na web. Não deixe de verificar!