Também conhecido como Google My Business, o Google Meu Negócio é uma ferramenta digital gratuita de divulgação de perfis comerciais. Tais perfis são exibidos tanto nos resultados orgânicos do Google quanto no Maps.
A partir da plataforma, você consegue informar os seguintes dados da sua empresa:
- Nome do estabelecimento;
- Descrição do negócio;
- Avaliações e comentários dos clientes;
- Ramo de atuação;
- Horário de funcionamento;
- Imagens e vídeos do local;
- Website;
- Número de telefone;
- Opções de serviço,
- Eventos futuros;
- Endereço, entre outros.
Além de o usuário ter acesso à localização do seu estabelecimento, é possível verificar sugestões de rotas a pé, de carro, bike, transporte público e até mesmo avião por meio do Google Maps.
Outro recurso interessante é que o My Business permite que os usuários façam perguntas – que são divulgadas após serem respondidas –, entrem em contato diretamente com a sua empresa via chat ou telefone, reservem mesas e marquem consultas, desde que você ative essas funções.
O Google Meu Negócio possibilita, ainda, a publicação de posts contendo textos, imagens, vídeos, GIFs e calls to action de direcionamento, mesmo que você não tenha um blog próprio.
Se ainda não possui um perfil comercial da sua empresa no Google Meu Negócio e quer saber se vale a pena se cadastrar, acompanhe o artigo!
Quais são os principais benefícios de ter um perfil no My Business?
O Google Meu Negócio oferece uma série de benefícios às empresas, como:
- Melhorar a presença digital de forma gratuita: investir em tráfego orgânico é fundamental para construir a autoridade da marca e reduzir custos com anúncios pagos, mas essa estratégia traz resultados a médio e longo prazo. Agora, ao abrir uma conta no Google Meu Negócio, sua empresa já começa a ser exibida na listagem, pois os resultados locais são os primeiros a serem exibidos. E o melhor de tudo: você não precisa pagar absolutamente nada para conseguir isso.
- Atrair tráfego qualificado: além de melhorar a presença digital da marca, o My Business possibilita que a empresa seja encontrada pelo público-alvo no momento em que ele mais precisa dela, ou seja, quando já se encontra no fundo do funil de vendas e está pronto para fechar negócio.
- Levar clientes para a sua loja física: como dito, a plataforma fornece o endereço completo e até mesmo sugestões de rota. Assim, fica ainda mais fácil encontrar sua loja física.
- Fornecer provas sociais: a partir da ferramenta, os potenciais clientes podem verificar a avaliação e comentários de pessoas que já compraram da sua marca. Desde que você se empenhe em fornecer produtos, serviços e atendimento de qualidade, não vai faltar cliente para publicar elogios à sua empresa – lembrando que as provas sociais são o melhor marketing que uma empresa pode ter.
- Acessar dados estratégicos: com o Google Meu Negócio, é possível obter informações importantes sobre seu público e o desempenho da pesquisa local, como, por exemplo, como os potenciais clientes estão encontrando sua empresa, o que eles fazem ao entrarem em contato com sua listagem (acessam o site, visualizam as imagens, ligam para o estabelecimento), localização dos consumidores, entre outros dados que podem ser úteis na hora de montar seu plano de marketing.
- Ferramenta intuitiva: além de todos esses benefícios, vale destacar que o Google My Business é uma ferramenta muito intuitiva de utilizar, o que a torna mais acessível ao público.
Como otimizar o Google Meu Negócio?
Falamos acima que, ao cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, ela já começa a aparecer na listagem localizada no topo da primeira página de resultados. Contudo, se a sua empresa não estiver entre as três primeiras listadas, o usuário só a verá se clicar em “Mais locais”. Por isso, é importante otimizar seu perfil no Google My Business para que sua marca se destaque ainda mais. Portanto, siga as seguintes instruções:
Mantenha o perfil comercial atualizado
Já dissemos lá em cima que a ideia por trás do Google My Business é indicar empresas próximas dos seus usuários e fornecer informações que possam ajudá-los a escolher a melhor opção disponível. Para isso, os algoritmos do buscador avaliam alguns aspectos, sendo um deles o quão atualizado está o perfil da empresa.
Então, sempre que seu negócio sofrer alguma mudança, lembre-se de atualizar sua conta. Adiantamos que uma das mais frequentes é o horário de funcionamento em feriados.
Além de manter o perfil comercial bem-posicionado, essa prática garante uma imagem positiva ao negócio, uma vez que, por exemplo, se o usuário se deslocar até o endereço do estabelecimento e, ao chegar lá, não encontrá-lo, isso resultará em uma grande decepção que poderá interferir na reputação da empresa.
Promova o engajamento dos clientes
Outro fator avaliado pelos algoritmos do Google é o engajamento. Um perfil que recebe diversas avaliações, comentários e perguntas é visto como relevante, de modo que o Google passa a posicioná-lo no topo dos resultados.
Portanto, ao final do atendimento, convide os clientes a deixarem sua avaliação ou comentário sobre a experiência que teve com sua empresa. Se necessário, forneça algum benefício para aqueles que contribuírem com o posicionamento da sua conta comercial.
Para potencializar as chances de aparecer entre os três primeiros resultados, estimule a interação entre consumidor e marca ao responder os comentários e perguntas enviadas. Quando se tratar de alguma crítica negativa, lembre-se de responder o usuário com educação, agradecer o feedback, mencionar que cuidará da situação para que ela não ocorra futuramente e até mesmo solicitar que ele entre em contato para vocês conversarem sobre como remediar a situação.
Use e abuse de todas as funcionalidades disponíveis
Mantenha o perfil comercial da empresa o mais completo possível e explore as funcionalidades do Google My Business que forem pertinentes ao seu negócio. Lembre-se de que o Google está ali para fornecer informações aos seus usuários, de modo que priorizará os perfis com o maior número de informações disponíveis. Além disso, faça uso das demais funcionalidades da plataforma, pois o Google privilegia as empresas que aproveitam suas aplicações e que se mostram ativas na plataforma.
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