Na primeira segunda-feira de maio (4), o Google anunciou uma grande atualização. Sua implementação, no entanto, ainda está em andamento e pode levar algumas semanas, devido à extensão de suas melhorias. Dizem, ainda, que essa pode ser uma das maiores atualizações da empresa em muito tempo.
No momento, sabemos que as melhorias começaram a ser implantadas pelo Google, no último dia 4, de modo abrangente, não se limitando a uma região, idioma ou categoria do site. Por conta de suas atualizações anteriores, como a de janeiro de 2020, podemos imaginar que mudanças para muitas estratégias de SEO virão.
Expectativas para a atualização de maio de 2020
Ao que tudo indica, esta será uma das grandes atualizações do Google, pois especialistas de várias empresas têm emitido diversas opiniões sobre as mudanças, como Mordy Oberstein, diretor de Marketing da empresa RankRanger, que indicou ser uma atualização absolutamente monstra.
Ainda assim, avalia-se que essa atualização tenha ocasionado alguns problemas, como uma confusão nos resultados de pesquisa do Google. Oberstein ainda destacou que as mudanças de maio parecem ser muito mais uniformes entre os nichos em relação às típicas atualizações do Google.
Atualização de maio influencia posicionamentos
De acordo com a equipe do SEMrush, a atualização de maio é mais forte e pode influenciar posicionamentos nas páginas de resultado do Google (SERP), visto que a sua ferramenta de rastreamento captou uma pontuação de 9,4 (considerada muito alta), maior do que a atualização de janeiro, que foi próxima a 8.
Os dados do SEMrush ainda revelam que os campos mais afetados foram “imóveis”, “viagens”, “saúde”, “animais de estimação” e “sociedade”, vistos em seu gráfico de volatilidade. Nessa atualização, a ferramenta divulgou, além disso, endereços de sites que se beneficiaram e, também, que saíram em desvantagem.
Segundo mensagens em fóruns de discussão online e nas mídias sociais, alguns especialistas de SEO alegaram ter perdido, com essa atualização de maio, mais de 90% do tráfego orgânico, enquanto outros obtiveram vantagens após as mudanças no algoritmo do Google.
E você, leitor, já reparou nas mudanças ocasionadas pela atualização em seus posicionamentos? Fique de olho em possíveis atualizações com o auxílio do nosso Status do Algoritmo do Google.