Você já pesquisou sobre um assunto, produto ou serviço e não encontrou o resultado esperado? O Google anunciou, na última quinta-feira (23), o lançamento de um novo mecanismo para auxiliar os usuários a reformularem suas consultas, quando não encontrarem resultados relevantes na web.
Isso significa que a mensagem “parece que não há grandes correspondências para sua pesquisa” resultará em um novo recurso para otimizar suas buscas pela internet, e serão fornecidos, assim, resultados mais satisfatórios em suas pesquisas. Contudo, essa mudança ocorrerá de forma gradativa, inicialmente em uma “proporção relativamente pequena de consultas”. Sendo assim, o novo mecanismo enviará dicas sobre como alterar seu modo de pesquisa, a fim de encontrar melhores resultados para suas buscas.
Testes realizados em novembro de 2019
Esse recurso não é uma novidade. O Google, desde novembro de 2019, tem testado, em sua plataforma, novas formas de oferecer resultados de busca mais precisos. O buscador fez com que usuários clicassem em uma determinada mensagem para ver mais soluções de pesquisa. O Google ainda afirma que “embora você ainda possa analisar os resultados para ver por si mesmo se eles são úteis, a mensagem é um sinal de que provavelmente não encontramos o que você está procurando”.
Importância das pesquisas sobre a Covid-19
Além da facilidade e otimização das buscas, o novo mecanismo pode servir de auxílio para o aumento das pesquisas relacionadas à Covid-19, já que as notícias estão sendo constantemente atualizadas. Antes de sua implementação, algumas pesquisas não obtinham respostas, pois os resultados sobre o novo coronavírus ainda não estavam disponíveis na plataforma.
Novas oportunidades de negócio
Não deixe de analisar as palavras-chave utilizadas pelos seus clientes, seja nas análises, seja em relatórios de desempenho, seja até mesmo em sua operação. Repense suas estratégias para, junto ao Google, melhorar o desenvolvimento de consultas online. O novo recurso tornou-se mais uma grande oportunidade para que empresas invistam em SEO.