Descrito como um “cartão de visitas virtual”, o Google People Cards, lançamento do Google anunciado em agosto de 2020, é um esforço da companhia para ajudar aqueles que querem ter uma presença on-line centralizada.
A nova funcionalidade, que, por enquanto, está disponível apenas na Índia, permite que pessoas adicionem informações pessoais para buscas que incluem seus nomes.
Como criar um card pessoal com o Google People Cards?
Para criar cartões de visita, é preciso estar logado a uma conta gmail, buscar pelo próprio nome e clicar no botão “Add me to search” (Adicione-me à busca), que vai aparecer nos resultados, como explica o próprio Google.
Entre as informações que podem ser incluídas, estão números de telefone, endereço de e-mail, link para perfis nas redes sociais e uma imagem de perfil. A empresa encoraja aqueles que preencherem o cartão a adicionar o maior número de informações possível, uma vez que se torna mais fácil para as pessoas que estão pesquisando entrar em contato com você.
Cada conta no Google é limitada à criação de apenas um cartão.
Por que criar um cartão de visitas no Google?
De acordo com a empresa, a funcionalidade tem o objetivo de ajudar pessoas, como empresários, músicos, artistas ou, até mesmo, aqueles que não têm nenhuma presença on-line, a centralizar suas informações na Internet.
Dá para confiar nas informações descritas?
O Google afirma que aplicará uma série de proteções e controles à ferramenta, verificando a veracidade das informações por meio de análises. Além disso, as contas serão autenticadas por intermédio do telefone informado. O card poderá ser excluído a qualquer momento, se solicitado.
Atualmente, o serviço está sendo oferecido apenas para pesquisas feitas em inglês, na Índia. Ainda não há previsões sobre a chegada do Google People Cards em outros países.