No dia 18 de agosto de 2022, o Google anunciou sua mais nova atualização de algoritmo de ranqueamento em seu site oficial, batizada de Google Helpful Content Update. Trata-se de uma das maiores atualizações dos últimos tempos, o que tem deixado muitos profissionais de Marketing Digital, empreendedores, empresários e gestores preocupados com o desempenho de suas páginas na internet.
Se esse é o seu caso, chegou a hora de ficar por dentro desse update que promete revolucionar a forma como muitos estão acostumados a criar conteúdos.
O que é o Google Helpful Content Update?
O Google Helpful Content Update – ou atualização de conteúdo útil do Google, em tradução livre para o português – é no novo algoritmo lançado pelo Google para identificar as páginas que contêm as melhores informações para seus usuários.
Segundo o Google, conteúdo útil é aquele feito por pessoas e para pessoas, ou seja, serão penalizados os sites que focam apenas em produzir materiais para o Googlebot com a finalidade de aparecer entre os primeiros resultados exibidos pelo buscador, sem considerar de fato a qualidade das informações disseminadas.
Claro que o conteúdo é um dos pilares do SEO, mas foi constatado que existem muitas páginas com artigos de má qualidade que ficam bem-posicionadas. No comunicado que anuncia a nova atualização, o Google deixa claro que não é contra as boas práticas de SEO, porém afirma que elas devem ter como prioridade oferecer uma experiência positiva e satisfatória ao usuário, e não apenas divulgar uma marca.
Com o objetivo de ajudar os profissionais da área de Marketing Digital, o Google listou uma série de perguntas que indicam se o conteúdo é útil ou não, as quais podem ser conferidas em seu blog oficial.
Se você quer saber mais sobre Google Helpful Content Update, confira o vídeo abaixo, no qual Daniel Imamura, um dos maiores especialistas em SEO do Brasil, relata as principais informações que se tem até o momento sobre essa nova atualização:
Como a atualização de conteúdo útil do Google pode afetar meu site?
A nova atualização do Google afetará todo o site, e não apenas as páginas com conteúdos de baixa qualidade, como acontece atualmente. Funcionará da seguinte maneira: se o algoritmo identificar que parte significativa do conteúdo do site é insatisfatória, todo o site será penalizado, ou seja, não se posicionará na primeira página de resultados do Google.
Diante dessa notícia, começou a se cogitar a possibilidade de migrar o conteúdo considerado inútil para uma subpasta ou subdomínio. De acordo com Danny Sullivan, porta-voz do Google, essa estratégia pode não funcionar, porque, por mais que consideremos os subdomínios separados dos seus domínios de origem, isso pode depender de muitos fatores.
Outra dúvida do público era se o relatório do Google Search Console apontaria as URLs consideradas inúteis, mas, conforme resposta de John Mueller, analista de tendências para webmasters no Google, a informação não constará no documento. Provavelmente, isso se deve ao fato de que seria possível burlar o novo algoritmo por meio de uma série de testes no Google Search Console, que revelariam muitas informações sobre a atualização.
Caso seu site caia na “malha fina” do Google, cabe dizer que não será possível recuperar o posicionamento da noite para o dia. Uma vez quebrada a confiança depositada pelo Google em seu domínio on-line, você poderá levar meses para reconquistá-la. Então não basta remover as páginas com conteúdos inúteis, é preciso também demonstrar ao longo do tempo que você está comprometido em publicar apenas informações relevantes para seu público-alvo.
Como você pode ver, pisar na bola não pode ser uma opção quando esse algoritmo entrar em cena, uma vez que um extenso período longe dos holofotes pode prejudicar, e muito, o seu negócio, dependendo do porte e tempo de mercado. Mas fique tranquilo, pois a nova atualização será aplicada inicialmente apenas em sites em inglês, o que nos dará tempo para observar como o algoritmo irá se comportar e realizar todos os ajustes necessários.
O que os criadores de conteúdo devem fazer?
Primeiramente, recomendamos que você exclua todos os conteúdos que identificar como inúteis (lembre-se de responder à lista de perguntas do Google para isso) ou atualize-os conforme as novas orientações do Google. Outra alternativa é não indexar as páginas identificadas como inúteis, assim o Google não irá ler seu conteúdo.
Nós, da Consultoria Digital, sabemos o quão difícil pode ser excluir ou não indexar uma página que já está bem-ranqueada no Google, mas pense: é melhor perder algumas páginas do que todo seu site quando o novo algoritmo entrar em ação, não é mesmo?
Então aproveite o tempo que você ainda tem e comece quanto antes a aplicar as alterações necessárias para que o seu site saia na frente da concorrência e se destaque perante o público. Se precisar de ajuda nessa tarefa, lembre-se que pode contar com a expertise da Consultoria Digital para otimização de sites e criação de conteúdo relevante e de qualidade!
E, se você deseja continuar por dentro das próximas atualizações do Google e tudo o que acontece no universo do Marketing Digital, assine a newsletter da CD.
Até a próxima!