Diante da pandemia da covid-19, o Google tem apresentado mais conteúdos sobre notícias locais, a fim de informar milhares de pessoas no mundo todo que estão pesquisando sobre o assunto. Sendo assim, muitos portais de notícias locais têm procurado monetizar o aumento da demanda por essa busca de informações.
No dia 18 de maio, o responsável pela pesquisa do Google, Danny Sullivan, afirmou que nunca havia notado esse volume de pesquisas, principalmente em relação aos conteúdos relacionados à covid-19. Sendo assim, o número de atualizações e de publicações de notícias sobre o novo coronavírus tem aumentado cada vez mais na quarentena.
Como o Google define as notícias locais
Para separar as notícias locais por relevância, Sullivan esclarece que o Google determina conteúdos de notícias locais como o material produzido por portais de notícias e jornais, ou fora da área geográfica, quando for pertinente. Para isso, o buscador faz uma alteração para que o conteúdo local se sobressaia na caixa de “Notícias principais”, adicionando uma nova “Caixa de notícias local” para indicar que o conteúdo refere-se a pesquisas sobre o coronavírus.
Além disso, muitos conteúdos não otimizados (não-AMP) também aparecem na seção de notícias locais, embora não sejam rapidamente carregados em dispositivos móveis. Portanto, é preciso que notícias não relacionadas ao novo coronavírus também se sobressaiam nas “Notícias principais” do site.
Corte de 50% de editores locais devido à pandemia
Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, Sullivan também destacou que as redações locais “dispensaram” 50% de seus funcionários, segundo o Pew Research Center. A crise econômica que se instalou foi motivo para o corte de diversos editores locais, por conta de anunciantes que interromperam suas campanhas de marketing devido ao fechamento temporário de seus estabelecimentos. Para minimizar a situação, o Journalism Emergency Relief Fund do Google está oferecendo o suporte necessário a esses editores de notícias locais.
Durante uma crise de saúde pública, é fundamental que as notícias locais estejam em evidência para que cidadãos tirem suas dúvidas ou busquem por informações importantes a fim de se manter prevenidos ou informados em meio à pandemia.
Desse modo, o Google procura dar destaque a publicações locais que possam auxiliar a população a entender como está a situação da disseminação do vírus em sua localidade ou trazer buscas mais personalizadas e regionais para atender à alta demanda de pesquisas sobre o assunto.