O Google e a Loja Integrada, serviço considerado a melhor plataforma de ecommerce brasileira pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) em 2018, juntaram forças para ajudar a alavancar pequenos e médios negócios brasileiros durante a pandemia da covid-19.
O programa, chamado “Cresça as suas vendas com o Google”, oferecerá pacotes de mentoria gratuitos para que empreendedores possam tirar seus projetos de loja do papel, criando-as do zero dentro da plataforma. Além disso, serão orientados sobre como divulgar os seus produtos de maneira atrativa e gerenciar seus comércios por meio da Loja Integrada.
Cada lojista terá direito ao cadastro gratuito de até 75 produtos ativos e 5 mil acessos mensais.
O que está incluso nessa parceria?
A parceria entre as duas empresas pode ser a oportunidade que pequenos empresários estavam esperando para impulsionar suas vendas online. Aqueles que quiserem participar terão acesso aos seguintes recursos.
Mentoria para vendas online
Essa parceria promove o acesso a quatro sessões exclusivas, nas quais especialistas em vendas e e-commerce ensinarão os caminhos para ter uma loja online de sucesso e sanarão dúvidas dos participantes.
Visitas e cadastro de produto gratuitos
O empreendedor não pagará nada para manter a sua loja online, desde que não exceda o limite de 75 produtos e 5 mil visitas mensais.
Criador de loja virtual com temas exclusivos
Com a ferramenta Loja Integrada, é possível criar e gerenciar o seu catálogo e realizar vendas por meio da internet. Lojistas poderão escolher entre três temas inéditos com layouts pensados para otimizar a experiência do cliente no site.
Atendimento personalizado e exclusivo
Aqueles que participarem do programa poderão ter acesso a canais exclusivos de atendimento do Google para tirar dúvidas e receber dicas extras.
Treinamentos especializados
Essa fase também será dividida em quatro etapas e, ao longo delas, lojistas aprenderão a criar estratégias de marketing digital que ajudarão no alcance de novos clientes, além de aumentar a visibilidade da loja e, consequentemente, gerar mais vendas.
Como a covid-19 afetou os pequenos empresários?
Segundo dados Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 52% dos empregos de carteira assinada no setor privado no Brasil são proporcionados pelas micro e pequenas empresas.
Com as leis de distanciamento social, muitos comércios tiveram que suspender suas atividades, comprometendo, em grande escala, seus lucros mensais. Essa situação impactou diretamente pequenos negócios que, sem reservas de emergência ou aporte para migrar suas atividades para o digital, viram-se sem muitas escolhas, senão demitir funcionários ou fechar suas lojas permanentemente.
Essa parceria, no entanto, aparece como uma possível solução para aqueles dispostos a migrar para o digital. Ter, nessa jornada, o apoio de duas das maiores empresas relacionadas ao comércio eletrônico pode ser o pontapé necessário para deslanchar vendas e, quem sabe, até encontrar um novo nicho de mercado.