Devido à pandemia do novo coronavírus, o Google anunciou, nas últimas semanas, o bloqueio temporário da funcionalidade de avaliações para estabelecimentos locais, seja para consumidores ou donos do comércio.
Empresas de SEO, como a Sterling Sky, sinalizaram o problema nos primeiros dias, já que a desativação também inclui o bloqueio de revisões de respostas publicadas, bem como a publicação de novas críticas aos estabelecimentos. O Google, portanto, apontou que novas críticas, respostas de críticas e novas perguntas e respostas sobre os estabelecimentos estão indisponíveis durante esse período, ainda sem previsão de retorno.
Enquanto isso, na Califórnia, o Yelp, site voltado especialmente para a avaliação de estabelecimentos comerciais, anunciou algumas medidas de alteração nas revisões. Sendo assim, a empresa declarou que não permitirá avaliações como críticas negativas ao fechamento de um estabelecimento por conta do coronavírus ou reclamações nas análises de contratação nesse período.
Por conta da crise econômica gerada pela Covid-19, muitas empresas locais estão vulneráveis em relação ao fechamento (parcial ou total) de seus negócios. Portanto, essa atualização do Google auxilia diversos comércios e empresas a não passarem por maiores problemas, tendo que lidar, por exemplo, com críticas negativas que são apáticas ao momento atual.