Que dados são importantes para o Marketing Digital é basicamente um consenso. Eles são o ingrediente principal de qualquer estratégia de sucesso e precisam ser a preocupação número um de todos os profissionais do segmento.
Dados são capazes de oferecer insights nada óbvios sobre o comportamento do mercado e, ainda mais importante, de seus consumidores. Mas, com o volume de informações que passam pelo seu site todos os dias, como filtrar os dados mais relevantes e fazer análises mais apuradas?
Se essa é a sua dificuldade, não se preocupe! Você não está sozinho. Esse é um problema enfrentado por diversos profissionais do mercado e, felizmente, existe uma ferramenta que pode ser útil: o Google Data Studio.
Continue acompanhando este artigo para conhecer mais sobre a plataforma e saber como ela pode ajudar na tomada de decisões. Venha com a gente!
O que é o Google Data Studio?
O Google Data Studio é uma ferramenta de visualização de dados e criação de dashboards completamente gratuita. A plataforma oferece uma série de templates personalizáveis, interativos e com um design sofisticado.
Aqueles que usam o Google Data Studio têm a opção de importar informações e fazer integrações com as mais variadas fontes de dados, incluindo o Google Ads, o Google Sheets, o Search Console e o YouTube Analytics. Veja os outros itens da lista:
- Google Analytics;
- Google Ads;
- Google My Business;
- Bing Ads;
- Facebook Ads;
- MailChimp;
- HubSpot;
- Ahrefs;
- Semrush;
- Shopify.
O intuito da ferramenta é criar uma forma amigável de visualizar dados no dia a dia, tornando mais fácil o processo de tomada de decisões importantes para o negócio.
Para que serve a ferramenta?
O Google Data Studio é uma ótima ferramenta de Business Intelligence, que pode ajudar nas mais diversas áreas da empresa. Nos tópicos abaixo, elencamos algumas das principais funções que podem ser otimizadas com o uso do Google Data Studio.
Tomada de decisão
Ao contrário dos achismos, dados fornecem uma apresentação confiável sobre qualquer que seja a métrica que foi escolhida. Essas métricas podem ser, por exemplo, como anda o comportamento do usuário em determinado setor, qual é o número de vendas de uma categoria, o engajamento nas redes sociais, dentre outros.
Pautar a tomada de decisões estratégicas nesses dados é uma solução muito inteligente, sobretudo para empresas que desejam crescer com qualidade e superar a concorrência. E, nessa missão, o Google Data Studio será o seu melhor amigo.
Apresentação de resultados
Essa é uma ferramenta que pode ser muito útil também em apresentações. Todos os relatórios gerados pelo Google Data Studio são bastante agradáveis visualmente, além de serem interativos, editáveis e didáticos.
Eles podem ser compartilhados de forma fácil e são uma excelente forma de apresentar resultados em reuniões corporativas.
Análise de KPIs
Uma das principais vantagens do Google Data Studio está em oferecer uma visualização simplificada de dados importantes para o negócio. Essa visualização pode ser compartilhada com todos os membros da equipe ou apenas com os mais relevantes para o projeto. Isso facilita a comunicação entre times e permite que os resultados sejam avaliados em tempo real. Com a ferramenta, você tem todo o controle.
Acompanhe o crescimento de sua empresa. Gere resultados melhores. Conte com a ajuda da CD nesse processo!
Nós somos uma agência de Marketing Digital focada em gerar resultados melhores usando a inteligência de dados.
Se a sua empresa precisa de ajuda para otimizar vendas, aumentar o tráfego de seu site ou melhorar a presença digital como um todo, você pode contar com a nossa expertise para chegar lá!
Navegue em nosso site e confira todos os serviços que temos à disposição da sua empresa.