Agosto de 2020 marca o aniversário de três anos desde que a versão em Português do Google Assistente foi lançada. Desde então, a tecnologia aplicada em comandos de voz se desenvolveu em maneiras que superaram mesmo as mais otimistas previsões. Atualmente, o Brasil é o terceiro país com mais usuários ativos na ferramenta.
Para comemorar essa data, o Google anunciou uma nova funcionalidade da plataforma, a qual permite que o usuário envie áudios em quaisquer aplicativos de mensagens de seu celular utilizando o Google Assistente.
A nova função pode fomentar ainda mais o uso da ferramenta, uma vez que o Brasil lidera o ranking quando o assunto é o uso de mensagens de áudio por celular. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo!
O uso de assistentes de voz no Brasil
O Google Assistente pode ser apenas o primeiro passo no longo caminho que brasileiros ainda precisam percorrer para utilizar todo o potencial das assistentes de voz. Chegando em território nacional apenas em 2019, a Alexa, da Amazon, e o Google Nest Mini são os dois principais modelos de assistentes inteligentes capazes de se conectar com os sistemas da casa e gerenciar tarefas.
A disponibilização dessas ferramentas em Português foi, certamente, uma enorme barreira a ser transposta. O mercado respondeu prontamente, produzindo e comercializando equipamentos compatíveis com as novas tecnologias a preços relativamente acessíveis, atraindo a atenção dos entusiastas por modernização.
No que depender do brasileiro, a tecnologia tem tudo para dar muito certo. Segundo dados do Google, 60% da população já controlou seus celulares apenas com a voz, utilizando o Google Assistente.
Leia também: Aumento de busca por voz pede adaptação das empresas
Adaptação da tecnologia à cultura brasileira
Uma das maiores resistências por parte do público brasileiro estava na adaptação do idioma Inglês para o Português. Uma vez que essa tradução foi realizada, a empresa se deparou com mais um desafio: a adequação às regionalidades, característica que permite que usuários de todas as partes do Brasil sejam entendidos de forma satisfatória.
Segundo um linguista do Google, a ferramenta de assistente de voz é capaz de entender e responder com naturalidade todos os mais diferentes sotaques e entonações, tornando a experiência fluida para o usuário.
Ainda de acordo com especialistas da empresa, a intenção do Google é ir mais além, fazendo com que os assistentes também respondam com os sotaques correspondentes. Para a empresa, essa é uma questão de prioridade máxima e sua aplicação é apenas uma questão de tempo.
Como utilizar essa tecnologia a favor da sua empresa?
O avanço tecnológico na área da comunicação confirmou uma grande previsão já conhecida por profissionais da área: pesquisas de voz mudam aspectos do SEO. Nesse sentido, as empresas precisam, mais do que nunca, reinventar suas estratégias para acomodar esses novos comportamentos.
O tráfego orgânico é uma variável que precisa de constante atenção e cuidado, a fim de que os resultados sejam sempre satisfatórios, já que os algoritmos que decidem se uma página vai aparecer ou não entre os primeiros resultados da busca mudam constantemente.
Estar a par dessas mudanças é um processo desafiador, e poucas pessoas têm o tempo e a expertise para aproveitar todo o potencial que o SEO pode oferecer. Portanto, contar com uma agência especializada nisso pode fazer toda a diferença.
A Consultoria Digital é uma agência de Marketing Digital com ampla experiência no uso de técnicas de SEO para o alcance de resultados incríveis. Conte conosco para levar o seu site ao topo dos resultados de busca!