Uma das etapas fundamentais para acompanhar a saúde de um site diz respeito à utilização do Google Analytics.
Recentemente, foi anunciado o GA4, a evolução do Google Analytics Universal, que será descontinuado em 1º de julho de 2023, de acordo com o Google.
Por meio dessa plataforma, é possível realizar análises, metrificar acessos e traçar o perfil dos seus principais visitantes.
A seguir, veja o que vai mudar com o GA4. Boa leitura!
O que é o Google Analytics 4?
O GA4 é a nova versão do Analytics, desenvolvida para solucionar vários problemas e feedbacks negativos dos usuários.
A nova versão também lançou funcionalidades de análise de dados comportamentais de visitantes dos sites.
O Google Analytics faz um verdadeiro levantamento de informações dos usuários, desde quando ele entra no seu site até o momento em que resolve sair.
Essas informações são importantes para você entender como seu público se comporta na plataforma e como otimizar a experiência do usuário visando melhores resultados e oportunidades.
O que muda no Google Analytics?
Muitas pessoas ainda estranham a nova estrutura da plataforma, que mudou o visual e fornece relatórios diferenciados.
No entanto, as mudanças significativas querem ajudar os profissionais a terem uma visão melhor e mais clara sobre os dados de perfil dos usuários.
Agora, o Google Analytics está mais inteligente e pode te ajudar a ter insights sobre os visitantes, além de possibilitar integrações avançadas com o Google Ads.
Como abrir e configurar sua conta no Google Analytics 4?
Ao criar uma conta no Google Analytics, você já estará dentro da nova versão, então basta configurá-la.
1ª etapa
Primeiramente, aparecem alguns campos que são opcionais. Eles dão algumas sugestões de suporte e melhorias.
Nós recomendamos que você mantenha essas opções ativadas, já que o Google pode compartilhar insights interessantes por elas.
2ª etapa
Em seguida, é preciso preencher a tela com informações do seu site. Há também a função “Mostrar opções avançadas”, em que você pode até criar uma conta de Analytics Universal.
3ª etapa
Agora é chegada a hora de preencher dados referentes à sua empresa. No campo “objetivos”, por exemplo, é possível selecionar todos aqueles que são importantes para a sua marca.
Posteriormente, um pop-up deve aparecer assim que você clicar em “Criar”. Ali estão todos os termos de serviço, que podem ser traduzidos para o português na mesma tela.
Além de clicar no botão “Aceito”, é necessário concordar com o campo “Eu também aceito os Termos de Processamento de Dados conforme exigido pelo GDPR”.
4ª etapa
Nessa etapa, é preciso selecionar onde será feita a instalação do código Analytics. No caso, ao selecionar a opção “WEB”, você verá um pop-up requisitando alguns dados do seu site.
Atenção: muito cuidado na hora de preencher o campo de URL para não cometer erros. Considere o uso de https se for o caso, assim como o www. Em “Nome do fluxo”, você pode preencher como preferir.
No mesmo pop-up, o GA4 também oferece a opção de manter uma métrica personalizada, de acordo com os objetivos que você marcou na 3ª etapa – e nós te recomendamos mantê-la ativada.
5ª etapa
Por último, é hora de instalar o código do GA4 no seu domínio. As duas formas comumente utilizadas para essa tarefa são:
- “Gerenciador de Tags do Google”: basta seguir o passo a passo e instalar o código por meio do Tag Manager. A configuração final também pode ser feita nele.
- “Tag global do site (gtag.js)”: pode-se copiar e colar o código no header do site, seja por meio do template, plugin, tema ou módulo.
GA4: saiba mais sobre o novo Google Analytics
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