Como falado há algumas semanas, o Google lançou novas regras para o programa de certificação do Google Partners, que entraria em vigor em junho deste ano. Entretanto, em virtude da Covid-19, os novos requisitos não serão válidos até o ano de 2021.
Anteriormente, o Google havia anunciado algumas alterações no oferecimento de certificados na plataforma, uma vez que os usuários deveriam ser certificados por meio do reconhecimento do Google Ads em suas contas administrativas. Ainda assim, as novas regras foram estabelecidas para entrar em vigor próximo ao início do segundo semestre deste ano, porém, devido às circunstâncias atuais, as normas foram postergadas para o ano seguinte.
O motivo do adiamento, portanto, foi pensado para auxiliar empresas que precisam de tempo para se adaptar às mudanças causadas pela crise da Covid-19 em todo o mundo, bem como seus clientes. Desta forma, as empresas que já possuem especializações ativas poderão manter seu status de Partner até que as novas regras entrem em vigência.
Além de manter o certificado, durante esse período, empresas também podem recuperar seu status, mesmo não atingindo seu limite de gasto anual, por conta do corte de orçamento de anúncios na pandemia, por exemplo. Ainda assim, agências que não possuem crachás ou especializações poderão obter o reconhecimento a partir de avaliações disponíveis no Google Partners até o lançamento das novas regras em 2021.
Neste sentido, o Google atua como um aliado para as diversas empresas que estão sendo impactadas pela crise econômica atual, bem como seus desafios internos com a perda de clientes, demissão de funcionários e cortes de gastos com serviços de mídia paga. A boa notícia é que, no momento, essas empresas não precisam se preocupar em atingir o limite de US$ 20.000 mensais em anúncios e ter 50% de seus usuários qualificados na plataforma para manter seu status de parceiro.
Em contrapartida, o Google informou que novas atualizações estão vindo por aí, como é o caso de mudanças na API de anúncios, rastreamento de vídeos e muito mais. Portanto, é fundamental ficar atento às mudanças para beneficiar sua empresa com os serviços e atualizações disponíveis.