Foi anunciado, no próprio blog da empresa, no dia 15 de maio, que uma das novas aquisições do Facebook é o Giphy, uma ferramenta que permite criar e compartilhar GIFs pelo site. No entanto, o custo do investimento ainda não foi divulgado, sendo apenas estimado em US$ 400 milhões por alguns portais de notícias.
Coincidentemente, ou não, o anúncio do novo recurso do Facebook foi feito no momento em que a rede social está sob votação de órgãos reguladores por questões de direito da concorrência, também conhecido como antitruste.
Giphy será integrado a outros aplicativos
A ferramenta, e sua biblioteca de GIFs, estará inclusa no Facebook e no Instagram, sendo integrada também a outros aplicativos, como plataformas de propriedade do Facebook, ainda não divulgados. Com isso, os usuários poderão fazer uploads de GIFs e compartilhá-los com amigos da rede, como novidade dos aplicativos.
Mudanças na plataforma do Giphy
De acordo com o vice-presidente de produto do Instagram, Vishal Shah, parceiros e desenvolvedores ainda terão acesso às APIs do Giphy, bem como a comunidade criativa, que poderá manter a sua criação de conteúdo na ferramenta, sem alteração alguma.
Ainda assim, ele afirma que continuarão disponibilizando a ferramenta para o mundo todo, a única diferença é que o Facebook irá deter 50% do tráfego do Giphy, com metade desse tráfego originado do Instagram.