Uma gestão de marketing pode ser caracterizada como um conjunto de ações e estratégias que são planejadas e colocadas em prática com o intuito de conquistar objetivos que gerem lucros. Tal planejamento pode ser realizado por qualquer negócio, desde que se tenha em mente as especificidades do mercado em que se encontra.
Assim, uma gestão de marketing está interessada em resolver os problemas dos clientes, compreender e solucionar as suas dores, pensar em estratégias para gerar lucro para a empresa, analisar os concorrentes, pensar em um plano de distribuição, entre outros pontos. É fundamental para um setor de marketing, por exemplo, estar alinhado às outras frentes, como a empresarial e a financeira. Isso colabora com algo essencial para uma gestão de marketing eficaz: ter uma visão completa e correta da marca.
Portanto, com a ausência de uma gestão eficiente, ou com a escolha de uma gestão pouco fundamentada, que não recebeu atenção e incentivo suficientes, podem ocorrer dificuldades em pensar estratégias que tragam resultados – ou, se trazem, não são suficientemente bons para alavancar a marca a outro nível.
Dito isso, é importante que você pense: a sua gestão de marketing, hoje, está sendo eficiente de fato? Está sendo realizada da maneira correta? É urgente pensar que o investimento em uma agência de marketing digital, por exemplo, é poder contar com uma equipe de profissionais especialistas em marketing, que têm plena noção e capacidade para realizar estratégias eficientes para a marca, que traga resultados que são, de fato, grandes.
Além disso, poder terceirizar esse tipo de serviço é poder saber que há profissionais responsáveis por esse setor tão importante da empresa, e que às vezes fica em segundo plano dadas as outras atribuições que uma empresa possui e que também precisam de atenção.
Você sabe como anda o SEO do seu site? Acesse o checklist de SEO da Consultoria Digital e confira!
Para que preciso de uma gestão de marketing?
Entre os principais pontos, uma gestão de marketing eficiente serve para:
- Analisar e pesquisar o mercado;
- Observar os concorrentes da marca;
- Gerir pensando nos consumidores;
- Ter uma estratégia de marketing alinhada aos outros setores da empresa;
- Ter objetivos claros definidos, que elevem a empresa a outros patamares.
Saiba tudo sobre a importância do marketing empresarial
E o gestor de marketing? O que faz?
A figura do gestor de marketing é essencial para o desenvolvimento de um negócio. É esse profissional que sabe pensar em estratégias verdadeiramente eficientes, tomando decisões no momento certo. Isso tudo acarreta resultados. Assim, além de conhecimento técnico, o gestor de marketing sabe gerir toda uma estratégia com outras partes que também são importantes, como os outros colaboradores envolvidos no processo.
Pontos essenciais desempenhados por um gestor de marketing são, por exemplo:
- Gerir equipes de colaboradores e terceirizados;
- Estar à frente das estratégias de marketing da empresa;
- Pensar nos objetivos de acordo com um estudo detalhado da empresa e seu nicho de atuação;
- Prospectar mercados interessantes;
- Construir um planejamento de marketing que trará resultados;
- Tomar decisões;
- Definir metas e saber os melhores caminhos para alcançá-las.
Outros pontos também são essenciais para a construção de bons resultados, fazendo parte do cotidiano de uma gestão de marketing eficiente, como, por exemplo, ter consciência analítica do cenário estabelecido e conhecer com clareza a persona.
Portanto, se há dúvidas que os pontos levantados até aqui não estão sendo bem-desempenhados em determinado negócio, é chegada a hora de investir em outros caminhos e parcerias. Aqui, na Consultoria Digital, estamos sempre interessados em fazer com que os nossos clientes prosperem cada vez mais.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o nosso e-book: Marketing Digital para Iniciantes.