O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, baseia-se no conceito de atrair a atenção de consumidores em potencial para o produto ou serviço da sua empresa. Essa estratégia se diferencia de outras abordagens tradicionais do Marketing porque, ao invés de buscar ativamente pela atenção de seus clientes, o objetivo é fazer com que eles procurem pela sua empresa voluntariamente. Existem muitos fatores que influenciam o sucesso do método Inbound. Então, as empresas precisam estar atentas às suas diferentes fases para garantir que os resultados sejam satisfatórios. Se você precisa de uma ajuda nessa missão, confira algumas das dicas que a Consultoria Digital preparou neste artigo sobre metodologia inbound. Somos uma agência de Inbound Marketing com muitos anos de mercado e esperamos que um pouco de nossa experiência possa ser útil no planejamento de estratégias para sua empresa. |
Como o Inbound ajuda a gerar mais leads?
A geração de leads no Inbound Marketing não acontece de forma instantânea. No total, podemos dividir o processo em quatro principais etapas:
Atração
A atração é um momento crucial nas estratégias do método Inbound. Nessa fase, sua empresa precisa criar conteúdos ricos e de relevância, a fim de atrair a atenção de potenciais clientes, ou seja, leads.
Assim, é importante investir em um blog, além de praticar otimizações no site para melhorar o posicionamento em mecanismos de busca. Links patrocinados também podem ser usados como forma de atrair possíveis interessados, assim como as redes sociais.
Conversão
Quando falamos em conversão, ainda não estamos nos referindo à compra. A conversão no Inbound diz respeito à troca de informações do seu possível cliente por uma oferta de valor ou benefício. Isso pode ser feito por meio de formulários em landing pages, por exemplo. É importante que a oferta de conteúdo feita pela sua empresa seja realmente relevante e conte com CTAs atrativas para aumentar as taxas de conversão.
Relacionamento
O relacionamento é, na verdade, o momento de nutrir o seu cliente com informações de valor. É importante manter o contato com o seu lead e engajá-lo de maneira natural. Algumas das ferramentas que podem ser usadas nessa fase são o e-mail marketing, as redes sociais e as newsletters.
Venda
Todas as fases do Inbound levam a sua empresa a esse momento. Uma vez que seu lead está nutrido de informações sobre o seu negócio e a solução que ele vende, é hora de colocar o time de vendas em jogo. Ele pode fazer o contato no momento mais apropriado, maximizando as chances de que ocorra uma venda.
Gerando leads com o Inbound Marketing: o passo a passo
Confira agora o passo a passo para gerar mais leads utilizando o método Inbound.
Defina o público
Analise atentamente quem são seus clientes em potencial e busque entender quais são as suas necessidades e desejos. Ter esse cuidado, ainda no planejamento, ajuda seus times de conteúdo a criarem comunicações mais eficientes e engajadoras.
Estabeleça um funil de vendas
Além de entender quem é seu público, é importante analisar quais são os caminhos que ele toma até chegar à solução de sua empresa. Estabelecer um funil de vendas ajuda sua companhia a criar estratégias para cada fase do seu consumidor, mantendo-o aquecido.
Escolha as ferramentas adequadas
Imagine disparar e-mails manualmente para toda a sua base de contatos ou criar landing pages do zero. Gerenciar todas as variáveis de um plano de Inbound Marketing pode ser uma tarefa complicada, principalmente se você não conta com as ferramentas de automação adequadas.
Exemplos de conteúdos que geram mais leads
Se você quer gerar mais leads, acertar no formato do conteúdo pode fazer toda diferença. A seguir, você encontra seis tipos de conteúdos testados e aprovados por diversas empresas do segmento. Confira!
- E-books;
- Webinários;
- Cursos gratuitos com certificado;
- Pesquisas de mercado;
- Ferramentas.
Gostou de conhecer mais sobre o método Inbound? Nosso blog tem muitos outros conteúdos como este. Então, se você quer aprofundar o seu conhecimento, aqui é o lugar certo!