Se você tem um site e já pesquisou sobre estratégias de Marketing Digital, é provável que tenha se deparado com o conceito de geração de leads. Os leads são importantes ferramentas para a sobrevivência de um negócio no mundo digital e, por isso, esse é um tema tão discutido entre profissionais do mercado.
Se você quer parar de se perguntar o que é um lead, ou como conseguir esse valioso recurso para sua empresa, nós temos algumas dicas de ouro que podem ser úteis no planejamento de suas próximas estratégias. Todas elas estão neste artigo… esperamos que você possa fazer bom proveito!
O que é um lead?
Queremos começar desmistificando um dos principais conceitos acerca do assunto. O termo lead é, na verdade, uma outra maneira de designar um cliente em potencial dentro do Marketing Digital.
Um visitante do seu site se torna um lead no momento em que troca suas informações de contato – seja um telefone ou um e-mail – por algum tipo de oferta, que pode ser um material rico (como um e-book, uma pesquisa de mercado ou um webinário) ou solicita um orçamento.
Por que a geração de leads é importante?
O processo de geração de leads engloba todas as estratégias envolvidas na conversão de visitantes em clientes em potencial por meio da coleta de informações de contato. Mas por que ter essas informações é uma estratégia tão valorizada no Marketing Digital?
Basicamente porque, com as informações de contato dessas pessoas, sua empresa pode iniciar um trabalho de relacionamento com esses leads, nutrindo-os com informações sobre a solução ou produto e levando-os para mais perto da compra.
Pesquisas indicam que apenas uma pequena parcela de consumidores realiza uma compra na primeira vez que visita um site. A grande maioria precisa de algum tempo para tomar a decisão de fazer negócio com a sua empresa e, por isso, a estratégia de relacionamento é tão útil, uma vez que pode acelerar esse processo.
Como aplicar as estratégias para geração de leads?
Existem algumas estratégias e plataformas que podem ser aplicadas na busca por gerar mais leads para o seu negócio. A maioria delas já é tradicionalmente conhecida pela sua eficiência, sendo aplicada por empresas dos mais variados segmentos. Algumas das ferramentas mais usadas na geração de leads são:
- Sites;
- Blogs;
- Perfis em redes sociais;
- Anúncios;
- E-mail marketing.
Todas essas plataformas podem ser usadas para o compartilhamento de materiais ricos e relevantes para os usuários, um dos pilares do Marketing de Conteúdo. Se você quer aprender mais sobre o uso de materiais ricos na geração de leads, temos um vídeo exclusivo sobre o assunto. Assista agora em nosso canal do YouTube.
Como identificar os leads qualificados?
No Marketing Digital, existe uma conceituação de leads que determina a sua qualidade, ou seja, qual é a sua propensão a comprar com determinada empresa. Essa classificação vai desde o lead frio até o lead qualificado.
Quase todo lead começa como um lead frio, afinal, nas primeiras fases do relacionamento, não é possível determinar o seu verdadeiro grau de interesse na solução ou produto que sua empresa oferece.
Durante a fase de nutrição, um lead pode se tornar mais propenso a comprar. Alguns sinais de que esse processo está acontecendo se mostram, por exemplo, na taxa de abertura de e-mails.
É importante lembrar que a situação de um lead não é estática; ela pode alterar com o tempo e cabe à sua empresa realizar ações para despertar o interesse de compra regularmente, além de aumentar a confiança desse contato em sua empresa.
Conheça 4 maneiras de gerar mais leads para o seu negócio
Como você pode imaginar, existem diversas maneiras de transformar os visitantes de seu site em clientes em potencial. Nos próximos tópicos, falamos sobre apenas quatro delas. Confira!
1. E-books
Os e-books são ferramentas muito úteis na geração de leads e, por isso, são o tipo de conteúdo rico mais usado por empresas. Além de informar o seu possível cliente, ele também serve para estabelecer a sua empresa como referência de mercado e aumentar a autoridade.
2. Pesquisas de mercado
As pesquisas são formatos igualmente populares. As informações devem ser relevantes e apuradas, o que pode demandar um pouco mais de estrutura por parte da empresa – um esforço que definitivamente vale a pena.
3. Cursos
Sua empresa certamente sabe muito sobre a sua área de expertise. Que tal ajudar o mercado compartilhando esse conhecimento? Esse é um tipo de conteúdo muito valorizado por leads e que pode ajudar a sua empresa a conseguir contatos extremamente qualificados.
4. Quizzes
Os quizzes são formas divertidas de engajar o seu público, além de terem um alto poder de viralidade. Eles também são relativamente fáceis de serem montados (ou seja, representam um investimento de tempo menor para sua empresa) e ainda mais fáceis de serem respondidos, o que também pode aumentar a participação do público.
Quer estratégias personalizadas de geração de leads? Conte com a expertise da Consultoria Digital para alcançar mais resultados
Somos uma agência de Marketing Digital especializada em conteúdo e geração de leads para empresas dos mais variados segmentos. Entre em contato com o nosso time agora para entender como podemos ajudar!